Black Sabbath é o pai do heavy metal! A aura dos álbuns da banda e a presença de palco de Ozzy Osbourne, Tony Iommi, Geezer Butler e Bill Ward ajudaram a moldar o nosso amado gênero musical.
Desde sua estreia, com o álbum autointitulado, lançado em fevereiro de 1970, o Black Sabbath estabeleceu um som sombrio e sinistro que seria frequentemente imitado, mas nunca, jamais duplicado, nos anos seguintes.
Sejam os vocais únicos e anasalados de Ozzy, os riffs de guitarra distorcidos de Tony, o baixo estrondoso de Geezer ou a sólida bateria de Bill, tudo em torno do grupo colaborou para que sua música surgisse como única e nova aos parâmetros musicais do século 20.
O legado do Sabbath, no entanto, não ficou isento de turbulências, já que constantes mudanças na formação e divergências entre os membros ameaçaram todo o trabalho de ser enterrado a sete palmos do chão.
Dessa forma, o site Loudwire reuniu uma lista de 20 curiosidades que você provavelmente não sabia sobre o Black Sabbath. Portanto, som na caixa, quer dizer, manda vê nos clássicos do Sabbath enquanto lê sobre as singularidades do grupo.
1. Em uma sessão
O Black Sabbath precisou de apenas uma sessão no estúdio para gravar seu primeiro álbum autointitulado.
2. Tony mudou de ideia
O Black Sabbath quase se encerrou as atividades antes mesmo de gravar a primeira música, pois o guitarrista Tony Iommi chegou a se juntar ao Jethro Tull em 1969, mas felizmente mudou de ideia e voltou ao Sabbath.
3. História por trás do nome
O nome do Black Sabbath foi supostamente inspirado em um antigo pôster de filme de terror, mas o álbum de estreia do Coven, que foi lançado meses antes da estreia do Sabbath, ostentava uma música chamada Black Sabbath e seu baixista se chamava Oz Osborne.
4. Alguém a conhece?
Ninguém sabia o nome ou o paradeiro da mulher misteriosa que aparece na capa do álbum de estreia da banda. Mas se trata de uma moça chamada Louisa Livingstone, que trabalhava como modelo e fora convidada pelo fotógrafo Keith Macmillan para sessão de fotos e aparecer na capa.
5. Fã de soul
Ozzy era um fã de soul music em sua juventude. Ele lista Sam & Dave entre seus artistas favoritos.
6. Nunca interrompa um show do Sabbath
A música Fairies Wear Boots foi inspirada por um encontro com skinheads usando botas de combate que interromperam um dos primeiros shows do grupo.
7. Uma ajudinha aqui, por favor
Buscando aprimorar seu som em Sabbath Bloody Sabbath, de 1973, a banda pediu um favor ao tecladista do Yes, Rick Wakeman, cujo consumo de álcool era tão lendário quanto seus talentos musicais.
8. Sem pé e sem cabeça
A banda contratou a respeitada agência Hipgnosis para criar uma capa sofisticada para Technical Ecstasy, de 1976, o resultado foi dois robôs enroscados em uma escada rolante.
9. Idas e vindas
Ozzy Osbourne se separou oficialmente do Sabbath em 1979, mas o cantor já havia saído do grupo no final de 1977, forçando-o a recrutar o ex-vocalista do Savoy Brown, Dave Walker, para uma única apresentação na TV.
10. Santo, Dio
Quem recomendou Ronnie James Dio como substituto de Ozzy? A filha do empresário da banda Don Arden, Sharon Arden, mais tarde conhecida como Sharon Osbourne.
11. Black Purple
Quando Ian Gillan, do Deep Purple, se juntou ao Sabbath em 1983, o plano deles era começar uma nova banda, mas o disco que a turma criou, Born Again, saiu com o nome de Black Sabbath a pedido da gravadora.
12. Verdadeiro big four
Os quatro membros originais do Black Sabbath quase gravaram um álbum de retorno com o produtor Rick Rubin em 2001, mas os compromissos solo de Ozzy e o programa The Osbournes atrapalharam os planos.
13. Coração partido
Tony Iommi ficou noivo de Lita Ford, mas, depois que o álbum que ele produziu para ela foi arquivado, a moça rompeu o noivado e foi fazer dueto com Ozzy no single Close My Eyes Forever.
14. Não faz sentido
A arte do álbum Paranoid deixou os fãs perplexos, porque o guerreiro neon borrado retratado na arte fazia referência ao título originalmente pretendido do álbum, War Pigs, antes de ser renomeado no último minuto.
15. Abre pra mim
Quando o Sabbath concordou em abrir para a banda solo de Ozzy Osbourne em seus supostos shows de aposentadoria, o recém-retornado vocalista Ronnie James Dio recusou a fazer o show. Rob Halford salvou o grupo.
16. Parças
O guitarrista do Queen, Brian May, toca guitarra na pesada e maléfica When Death Calls, som do álbum Headless Cross, de 1989.
17. Raízes no jazz
Bill Ward construiu sua reputação musical tocando com muito peso, mas trazendo ao seu playing características do jazz, de nomes como Gene Krupa e Buddy Rich.
18. É meu amigo
Um dos melhores amigos do baixista do Black Sabbath, Geezer Butler, é o ator vencedor do Oscar, Tom Hanks.
19. Aquela ajudinha
Geoff Nicholls tocou teclado desde 1979, além disso, fez vocal de apoio em muitos shows. A linha de baixo de Heaven and Hell é uma reminiscência da música Mainline Riders, da banda anterior de Nicholls, Quartz.
20. Tony é pop
O riff master Tony Iommi escreveu uma música pop para o festival Eurovision 2013; o som foi interpretado pelo grupo Dorians.