Um erro de link ligado ao NFT de Ozzy Osbourne pode ter custado milhares de dólares aos fãs do cantor.
Osbourne lançou em dezembro sua própria linha de NFTs, com 9.666 tokens não fungíveis, chamada CryptoBatz (uma referência a vez em que o Madman mordeu a cabeça de um morcego vivo).
O CryptoBatz foi promovido usando um link para o Discord oficial do NFT de Ozzy. Mais tarde, foi substituído por um link encurtado, mas os golpistas se apropriaram do link anterior e criaram um servidor Discord falso.
Postagens oficiais nas mídias sociais, incluindo tweets da própria conta de Ozzy Osbourne, não conseguiram excluir referências ao link antigo, que agora estaria sendo controlado pelos golpistas que podem ter persuadido algumas pessoas a conectar suas carteiras de criptomoedas.
Tim Silman, uma pessoa que perdeu dinheiro com o golpe de acordo com a Loudwire, estima que cerca de US$ 300 a US$ 400 foram drenados em ETH (a criptomoeda Ethereum). “Vi algumas pessoas no Twitter relatando esse mesmo problema. Se você observar as transações no Etherscan, outros perderam muito mais do que eu”, disse Silman.
Um porta-voz da Sutter Systems, desenvolvedores do CryptoBatz NFT, disse ao The Verge em um comunicado que a culpa pelo golpe deve ser direcionada ao Discord: “Embora sintamos muito pelas pessoas que foram vítimas desses golpes, não podemos assumir a responsabilidade pelas ações dos golpistas que exploram o Discord – uma plataforma sobre a qual não temos absolutamente nenhum controle”.
Já o Discord disse que estava ciente do incidente e em contato com a equipe afetada. “Nossa equipe de segurança está em contato com os proprietários do servidor e está investigando o incidente”, disse Peter Day, gerente sênior de comunicações corporativas da empresa. “Nossa equipe toma medidas quando temos conhecimento de ataques como este, incluindo o banimento de usuários e o desligamento de servidores.”