Em 1987, Ozzy Osbourne estava em busca de um guitarrista para substituir Jake E. Lee quando recomendaram a ele um jovem de apenas 20 anos no estado de Nova Jersey, nos Estados Unidos. Era Zakk Wylde, que, entre idas e vindas, segue na banda do Madman até hoje.
O nome de Wylde, até então desconhecido, foi sugerido pelo fotógrafo Mark “Weissguy” Weiss. A equipe de Ozzy logo se mobilizou para fazer uma audição com o jovem músico. O problema é que o próprio vocalista não apareceu no teste.
A história é contada por “Weissguy” em entrevista ao podcast de Mitch Lafon, com transcrição pelo Ultimate Guitar. O fotógrafo foi perguntado sobre como sua relação com Zakk Wylde teve início e acabou compartilhando sobre a bebedeira de Ozzy que o fez perder a audição de seu futuro guitarrista.
“Isso se chama destino. Não dava para ter escrito isso em um filme. Estava com Ozzy e Sharon (Osbourne, esposa e empresária do cantor), fazendo uma sessão de fotos, e depois queríamos conferir outro guitarrista que estava em Long Island. Fui com meu amigo Dave, que disse: ‘esse é o cara, quero ele’. Mas não era o cara, ele não tinha o visual, nada. Falei para Sharon que continuaria de olho”, contou, inicialmente, referindo-se a um músico diferente.
O fotógrafo completa: “No dia seguinte, falei para esse amigo me encontrar em um clube e ele não quis, pois estava cansado. Eu falei: ‘bem, eu vou tomar um drink lá’. Resumindo: ele foi e eu não, pois peguei no sono vendo TV. Ele me ligou no dia seguinte dizendo: ‘Mark, achei o guitarrista’. Eu não acreditei, mas falei para ele levar esse guitarrista ao estúdio”.
Agora, sim, estamos falando de Zakk Wylde, que foi ao local. Só que Ozzy não aparecia. “Meu amigo Dave levou Zakk, que gravou uma fita, trouxe sua guitarra e seu amplificador, e estávamos meio que esperando Ozzy para a audição. Eu nem o ouvi, apenas confiei no meu amigo Dave. Ficamos horas ali. Sharon me ligava a cada hora dizendo: ‘nós vamos chegar aí'”, contou.
Já de madrugada, Sharon ligou para Mark Weiss para avisar que realmente não daria para Ozzy estar presente. “Ela ligou e disse: ‘não vamos, precisamos estar na Inglaterra amanhã… Ozzy e Andre the Giant (wrestler da WWE) beberam demais, os dois caíram de bêbados’. E foi isso. No dia seguinte, deixei com eles uma fita e uma foto (de Zakk). Quando chegaram na Inglaterra, mandaram trazê-lo”, afirmou.
Semanas depois, “Weissguy” encontrou-se com Zakk Wylde. “Ele não conseguiu o trabalho logo de cara, daí eu o levei de novo e, aí sim, ele conseguiu entrar para a banda. O resto é história”, concluiu o fotógrafo.
Por Igor Miranda
Fonte: Whiplash