Em entrevista à revista Rolling Stone, o virtuoso tecladista Don Airey, atualmente membro do Deep Purple, mas com passagens em bandas como Black Sabbath, Ozzy Osbourne, Judas Priest, Bruce Dickinson, Whitesnake, Jethro Tull, Brian May, UFO, Gary Moore, entre outros, relembrou como foi trabalhar e conviver com o saudoso guitarrista Randy Rhoads, vítima de um fatídico acidente aéreo em 19 de março de 1982.
“Eu o conheci no estúdio Ridge Farm [Inglaterra], em 1980, durante a gravação do álbum Blizzard of Ozz. Randy era uma pessoa muito quieta, calma e doce, além disso, era um cara muito bonito. Você olhava para ele e via aquele quê de Deus do Rock, e seu senso de humor era muito agradável, também”, disse Don.
“A turnê do disco foi ótima, já que, em pouco tempo, fomos de casas de show pequenas a grandes arenas, tocando para dez mil pessoas toda noite. Depois, eu participei da turnê do álbum Diary of a Madman, então aconteceu aquele acidente horrível”, relembrou o tecladista se referindo ao já citado acidente aéreo que vitimou Rhoads.
“A gente não conseguia acreditar no que tinha acontecido. Nos perguntávamos o que tínhamos feito para merecer aquilo. Nós todos ficamos em choque. Eventualmente, seguimos em frente e fomos atrás de um substituto, mas ninguém estava a altura de Randy. Bernie Tormé fez alguns shows, mas não aguentou a pressão, já que estávamos muito tristes, e isso o afetou demais, ele disse que não conseguiria trabalhar daquela forma. Acabamos encontrando Brad Gillis, que conseguiu tocar as linhas de guitarra de Randy e assumiu a vaga”, explicou.
“Eu penso em Randy todos os dias. Eu ainda consigo ouvir a sua voz e a sua risada. Quando eu criava algo e mostrava para ele, caso gostasse ele já dava um sorriso, o que era, para mim, um sinal de que eu estava fazendo a coisa certa. Como disse, lembro dele todos os dias”, finalizou o músico.
A entrevista completa (em inglês) pode ser conferida neste link.
Randy Rhoads ganhou fama mundial com a sua técnica impecável e com os incríveis trabalhos Blizzard of Ozz (Ozzy Osbourne, 1980) e Diary of a Madman (Ozzy Osbourne, 1981). Como citamos anteriormente, a trajetória do músico foi abreviada por um fatídico acidente aéreo, no dia 19 de março de 1982. Randy tinha apenas 25 anos.
No ano passado, Randy foi introduzido ao Rock And Roll Hall Of Fame, na categoria Excelência Musical. Vale ressaltar que o prêmio de Excelência Musical é concedido a artistas, músicos, compositores e produtores cuja originalidade e influência na criação musical tiveram um grande impacto na música.
A cerimônia de introdução ao Rock And Roll Hall Of Fame 2021 aconteceu no dia 30 de outubro de 2021, em Cleveland, Ohio, Estados Unidos, no Rocket Mortgage Fieldhouse.
Na cerimônia, o guitarrista Tom Morello (Rage Against the Machine) fez um discurso para introduzir o prêmio. Além de Morello, outros nomes da guitarra como Steve Vai, Zakk Wylde e Kirk Hammett, e o vocalista Ozzy Osbourne também homenagearam Randy.
Relembre alguns clássicos do vocalista Ozzy Osbourne com o guitarrista Randy Rhoads: