Ozzy Osbourne é um caso sui generis no universo rock n’ roll e heavy metal, visto que alcançou fama internacional com o Black Sabbath e experimentou o primeiro revés na carreira ainda com o grupo britânico, no momento em que foi expulso da banda por mal comportamento.
O Príncipe das Trevas, com a ajuda da esposa Sharon Osbourne, edificou uma carreira solo de maior abrangência comercial de outrora. Conseguiu virar o jogo, passando de um caso perdido para um dos principais nomes da música pesada.
O Madman sempre teve a companhia do suprassumo da guitarra; fato facilmente comprovado em uma rápida audição em sua extensa discografia. Um dos pontos altos da carreira do cantor fora o multiplatinado No More Tears, sexto trabalho de estúdio lançado em 1991.
O disco é a “tempestade perfeita”, é uma obra cuidadosamente elaborada, sustentada em três principais pilares: performance vocal poderosa, teor lírico bem sacado e linhas de guitarra virtuosas na medida certa, cortesia do senhor Zakk Wylde.
Como uma homenagem ao clássico álbum, te convidamos a relembrar 5 solos de guitarra que são verdadeiras joias ao mundo guitarrístico.
1. Hellraiser
Bends de um tom e meio aliados a frases velozes e um bem utilizado efeito wah. Uma doçura em forma de solo.
2. Zombie Stomp
Mais um ótimo exemplo de wah bem empregado, mas a frase se sobressai pelo o uso do chicken pick, que é uma das especialidades de Zakk.
3. Mama, I’m Coming Home
Balada sem um solo chorado é um pecado praticamente imperdoável. Graças ao São Wylde, esse não é o caso de Mama, que presenteia os fãs com um dos solos mais belos de toda carreira do Madman.
4. Mr. Tinkertrain
A interpretação aqui é a grande estrela da festa! Bends, double stops e muita personalidade estão sob os domínios do primeiro solo do álbum.
5. No More Tears
A simbiose entre a canção e o solo é algo assombroso. O trabalho de Wylde não está como uma mera oportunidade de mostrar suas habilidades no instrumento, seus licks aqui são como uma parte importante para a história contada na música. Simplesmente uma obra-prima!