Ao longo das últimas décadas, os rockstars já subiram no palco usando as mais diferentes vestimentas. Seja com os indefectíveis jeans, coletes e tênis de cano alto; seja com mil e uma camadas de couro e taxas e, até mesmo, indumentária inspirada no período renascentista, com mangas bufantes e muitos babados.
Contudo, tem uma turma que considerou mais apropriado e libertador, diga-se de passagem, se apresentar da forma que veio ao mundo. Isto mesmo, há bandas e artistas que consideraram uma boa ideia subir no palco pelados.
E quais foram os motivos que os levaram a tais atitudes? Bem, há bandas que usaram o nudismo como uma forma de protesto e rebeldia; há quem o tenha feito por puro e completo exibicionismo; existe também uma galera que quis mostrar uma espontaneidade e desprendimento quanto aos costumes da sociedade e, até mesmo, músicos que quiseram trazer uma atenção a mais para sua arte.
Dessa forma, vamos relembrar 9 rockstars que já se apresentaram pelados e deram o que falar!
Queens Of The Stone Age
O ex-baixista do Queens Of The Stone Age, Nick Oliveri, achou que era uma ótima ideia subir no palco do Rock In Rio, em 2001, “vestindo” apenas seu instrumento musical. Em pouco tempo de show, as autoridades o repreenderam e o obrigaram a vestir uma calça jeans. Na ocasião, Nick pediu desculpa e comentou que não sabia que era algo ilegal no país.
Jane’s Addiction
Em 1991, o grupo vivia um de seus muitos momentos de ruptura, com direito a troca de socos e pontapés no palco. Se rolava agressão física, tocar pelado parecia o menor dos males e problemas. No show realizado no dia 26 de setembro, no Havaí, o vocalista Perry Farrell considerou uma ótima ideia se desvencilhar das roupas e realizar sua apresentação nu.
Wendy O. Williams
Selecionar esse ou aquele episódio em que a saudosa Wendy ficou pelada no palco é bem complicado, pois a cantora, dia sim e outro também, tratava de mostrar as suas partes íntimas ao público. E para deixar os cidadãos de bem ainda mais constrangidos, Williams também simulava atos luxuriosos no palco.
Red Hot Chili Peppers
Flea, Kiedis e companhia já se apresentaram da forma em que vieram ao mundo, com apenas uma meia tampando os piquicos! Flea, no entanto, em inúmeras ocasiões, tocou peladinho e sem um pingo de vergonha. Uma dessas ocasiões aconteceu na terceira edição do festival Woodstock, em 1999.
Rage Against The Machine
No ano de 1993, o grupo estava muito, muito bravo com o Parents Music Resource Center (PMRC), que era um comitê criado pela desocupada Mary ‘Tipper’ Gore, ex-esposa do ex-senador e ex-vice-presidente do Estados Unidos, Al Gore, para que os pais pudessem ter mais controle sobre o tipo de música consumido pelos jovens.
E é claro que a censura imposta pelo conselho não iria passar em brancas nuvens. Jamais! Em concerto realizado no Lollapalooza em 1993, Zack de la Rocha (vocal), Tom Morello (guitarra), Tim Commerford (baixo) e Brad Wilk (bateria) se prostraram no palco por cerca de quinze minutos totalmente nus, com as bocas tampadas com fita adesiva e as respectivas letras do PMRC escritas no peito. O grupo acabou não tocando nenhuma canção e foi detida pela polícia.
Blink-182
A banda de pop punk centrou sua carreira em duas bases distintas: Canções melodiosas e ficar pelado em toda e qualquer oportunidade. Um dos ápices da provocação do trio aconteceu no Billboard Music Awards, em 1999, quando fora convidado pela produção do evento a tocar What’s My Age Again’ como foi registrado no videoclipe da canção, ou seja, totalmente nu.
Green Day
Com o lançamento e sucesso comercial de Dookie, o grupo foi acusado pelos fãs mais ortodoxos de ceder aos caprichos da indústria fonográfica. Para mostrar que a veia punk e contestadora ainda falava alto, o frontman Billie Joe Armstrong, em certa vez, fez a performance da faixa She pelado. O resultado foi algemas nas mãos e uma passadinha da DP mais próxima.
Wargasm
“Nós gostamos de caos e nudez”, disse a vocalista Milkie Way, em bate-papo com a revista britânica Kerrang! Com a fala da moça, o público pode ter uma breve ideia do que é um show do grupo, que coloca a ausência de roupa como regra e princípio para mostrar sua arte. É notório a influência da já citada Wendy O. Williams nas performances da banda.
https://youtu.be/c_1hPNQfSpQ
Rockbitch
O grupo britânico de industrial metal aumentou o sarrafo da loucura no palco a níveis inimagináveis, já que tocar pelado era tão comum e banal quanto tomar café da manhã. Uma das insanidades realizadas era jogar aos fãs a Golden Condom, que era um preservativo que dava direito à pessoa que o pegasse ter relações com os membros da banda. Isso poderia acontecer, inclusive, no palco. E é óbvio que a Rockbitch foi proibida de tocar em inúmeros países.