O virtuoso guitarrista Steve Vai foi entrevistado pelo podcast VintageRock Pod e relembrou a experiência de ter trabalhado com o showman David Lee Roth (ex-Van Halen), no álbum Eat ‘Em And Smile (1986).
Segundo Vai, ele nunca se sentiu pressionado a competir com o guitar hero Eddie Van Halen (Van Halen), o que o possibilitou manter-se firme no mercado fonográfico e desenvolver sua própria linguagem musical.
Vai comentou: “A energia que a banda criou nos fazia sentir indestrutíveis. Obviamente, Lee dependia da banda para vir até ele com as músicas que ele poderia aprovar ou desaprovar; as coisas que ele gostava, ele escrevia as letras e melodias. Isso foi fantástico porque não só tive a liberdade de tocar qualquer coisa que realmente quisesse, como também tive que me esforçar para ir além da minha própria visão”.
O guitarrista finalizou: “Mesmo com a sombra de Eddie Van Halen pairando sobre mim, eu nunca me senti pressionado a competir com ele. Se eu sentisse algum tipo de pressão, isso significaria que eu estava competindo com Eddie, o que seria uma grande tolice. Você não pode competir com Edward. Então, quando eu estava fazendo esses discos com Dave Lee Roth, eu estava muito à vontade. Eles foram muito agradáveis”.
Eat ‘Em and Smile foi lançado em julho de 1986 e fez bonito nas paradas de sucesso. Na The Billboard 200, por exemplo, o disco faturou a #4 posição e bateu a marca de um milhão de cópias nos Estados Unidos. O trabalho chegou embalado pelos singles Yankee Rose, Goin’ Crazy! e Tobacco Road.