Em uma nova entrevista para o Sonic Perspectives, o vocalista Jeff Scott Soto foi questionado se houve alguma discussão sobre o status do supergrupo Sons Of Apollo, que também conta com o guitarrista Ron “Bumblefoot” Thal (ex-Guns N’ Roses), o baixista Billy Sheehan (Mr. Big, The Winery Dogs), o tecladista Derek Sherinian (Black Country Communion) e o baterista Mike Portnoy (Dream Theater), especialmente agora que Portnoy voltou a integrar o Dream Theater.
Soto respondeu: “Em primeiro lugar, não houve discussão. Ainda não há discussão sobre o fim do Sons Of Apollo. A turnê terminou por causa da Covid. Não houve discussão sobre para onde vamos, quando vamos, como nós vamos fazer isso, blá, blá, blá. Não houve sequer discussão sobre Mike voltar ao Dream Theater ou qualquer outra pessoa naquele momento. Todo mundo estava apenas se concentrando no que estava fazendo”.
E acrescentou: “A coisa do Dream Theater realmente, pelo que sei, aconteceu em 2023. Não tem nada a ver com a pandemia e nada a ver com 2021 ou 2022. Onde estamos, onde ele está, onde está o Winery Dogs, não tem a ver com nada disso”.
O cantor continuou dizendo que apenas não acredita que Sons Of Apollo e Dream Theater possam existir ao mesmo tempo. “Dream Theater, eles atingem níveis muito mais intensos e loucos do que fizeram e do que ainda fazem e do que o Sons Of Apollo fez”, ele disse. “Eu não acho que isso vai funcionar”.
E esclareceu: “Sou apenas eu falando. [Isto] não é de nenhuma discussão. Não tivemos nenhuma reunião. ‘Bem, vamos ter certeza de dizer isso’. Não, não discutimos nenhum parâmetro sobre essa banda. Então, dizer que acabou é injusto porque nunca dissemos que acabou. É apenas uma espécie de livro aberto que nunca fechamos”.
Confira a entrevista completa abaixo:
Em uma publicação nas redes sociais em outubro de 2023, Jeff Scott Soto deu a entender que o retorno do baterista Mike Portnoy ao Dream Theater era a razão para o aparente fim do supergrupo Sons Of Apollo. A banda está inativa desde que concluiu sua turnê sul-americana em agosto de 2022.
O Sons Of Apollo gravou e lançou dois álbuns de estúdio ao longo de um período de três anos, o mais recente, MMXX, de 2020, e Psychotic Symphony, de 2017.