O Sepultura nunca foi uma banda de pegar leve na música para poder tocar neste ou naquele evento; tampouco arrefeceu os motores de seu thrash/death metal para fazer mais grana. O fruto de sua honestidade artística é, por exemplo, o respeito do público e de outras bandas.
Nos anos 90, os brasileiros estavam nadando de braçada na cena musical, com moral alta, a ponto do gigante Nirvana querer sair em turnê com o quarteto.
A ideia da tour veio de Dave Grohl (bateria) e Krist Novoselic (baixo), segundo Max Cavalera, ex-vocalista do Sepultura. A sugestão de parceria chegou ao frontman do Nirvana, Kurt Cobain, contudo, não foi para frente, pois Kurt deu fim à própria vida em 1994.
Em conversa com o Alternative Nation, Max disse: “Acho que eles queriam sair em turnê com a gente e com o Dead Kennedys, o que teria sido uma turnê insana. Sepultura, Dead Kennedys e Nirvana no palco teria sido uma das melhores turnês de todos os tempos. Mas infelizmente nunca ganhou vida, porque Kurt faleceu”.
O Cavalera acrescentou: “Dave [Grohl] é um grande fã das minhas coisas – pedi para ele fazer a introdução do meu livro. Ele ficou muito honrado por eu ter pedido a ele para fazer isso. Ele adora Roots! Roots é um de seus discos favoritos de todos os tempos. Então, estou muito feliz por termos conhecido ele, ele é muito legal”.
Sem dúvida uma turnê com três dos maiores representantes do som pesado noventista seria sinônimo de sucesso por onde passasse. Lamentável que o giro tenha ficado apenas no papel.