Nirvana É Processado Por Camiseta Inspirada Em Obra De Dante Alighieri

O Nirvana está sendo processado por violação de direitos autorais por usar uma imagem projetada por um artista britânico chamado C.W. Scott-Giles em camisetas e outros itens de merchandise da banda nos anos 90. A imagem foi a tradução de Scott-Giles para Inferno – primeira parte da obra A Divina Comédia, de Dante Alighieri.

Jocelyn Susan Bundy, neta de Scott-Giles, abriu o processo alegando que o Nirvana tem usado a ilustração de seu avô em seus produtos licenciados sem autorização desde 1997, mas que parte dela na verdade datava de 1989.

O processo diz (via Loudwire): “Por volta de 20 de janeiro de 2021, o Requerente descobriu que os Réus Nirvana e a Live Nation Merchandise estão (e têm estado) licenciando, promovendo, vendendo, fabricando e distribuindo discos de vinil, camisetas, suéteres, moletons, chaveiros, canecas, patches, buttons e outros itens de merchandise representando uma imagem virtualmente idêntica à ilustração tanto nos Estados Unidos quanto no exterior”.

E continua: “Pesquisas posteriores revelaram que alguns dos usos não autorizados da ilustração em mercadorias com a marca Nirvana datam de 1989. Pesquisas posteriores também revelaram que, ao longo dos anos, a banda Nirvana e outras partes agindo em seu nome costumavam fazer falsas alegações de propriedade dos direitos autorais na ilustração, colocando avisos de direitos autorais falsos nos produtos infratores, substancialmente neste formato ‘© [Ano] Nirvana’.”

A acusação alegou ainda que o Nirvana sugeria que Kurt Cobain havia desenhado a ilustração, ou que a imagem estava disponível ao público nos EUA, o que teria permitido ao Nirvana usá-la livremente.

Deixe um comentário (mensagens ofensivas não serão aprovadas)