O pano de fundo de Yesterwynde, décimo álbum de estúdio do Nightwish, não foi lá muito positivo, visto que o planeta ainda vem lidando com os problemas herdados da pandemia de Covid-19.
Além disso, o grupo precisou lidar com suas próprias questões como o câncer de mama da vocalista Floor Jansen e a morte de Pentti Holopainen, pai de Tuomas Holopainen, dono e mente criativa do conjunto.
Apesar disso, Yesterwynde tem uma vibe otimista e celebra a vida, segundo Tuomas. Em novo bate-papo com a revista inglesa Metal Hammer, o artista forneceu mais detalhes sobre o novo rebento musical.
“Yesterwynde tem uma vibração muito otimista”, disse o tecladista. “Ele celebra a vida, a humanidade e a mortalidade. As coisas importantes”, destacou.
O artista continuou: “O tema principal do álbum é o tempo! Voltar no tempo, reconhecer sua própria mortalidade e conectar-se com o passado, além disso, ele propõe ver que o mundo está melhor agora de muitas maneiras diferentes. As inovações da ciência e da medicina, a taxa de mortalidade infantil. Um pequeno exemplo: você preferiria ir ao dentista hoje ou cem anos atrás”?
“Quero enfatizar que não sou imune às coisas ruins que estão acontecendo no mundo. Estou ciente disso e faço tudo o que posso para ajudar. Mas acho que é bom para o nosso estado mental reconhecer as coisas boas. Acho que temos a chance, como espécie, de sobreviver e nos unir. Essa é a mensagem central, essa é a essência de Yesterwynde”, finalizou.
Yesterwynde saiu na última sexta-feira, 20 de setembro, pela Nuclear Blast. O disco, que é o sucessor de Human. :II: Nature. – lançado em 2020, teve a produção e mixagem de Tuomas, masterização de Mika Jussila e arte da capa de Pete Voutilainen.
Track listing de Yesterwynde:
01. Yesterwynde
02. An Ocean Of Strange Islands
03. The Antikythera Mechanism
04. The Day Of…
05. Perfume Of The Timeless
06. Sway
07. The Children Of ‘Ata
08. Something Whispered Follow Me
09. Spider Silk
10. Hiraeth
11. The Weave
12. Lanternlight