No dia 07 de dezembro de 2024, em São Paulo, o baterista Nicko McBrain, 72 anos, fez o seu derradeiro espetáculo com o Iron Maiden. Os motivos para tal decisão tão extrema se deu por conta de problemas de saúde que o artista enfrentou nos últimos anos como AVC (Acidente Vascular Cerebral) e câncer na laringe.
Agora, em conversa com o site finlandês Chaoszine, Nicko McBrain abriu o coração sobre como está se sentindo após se aposentar do Iron Maiden.
“Olha, eu estou sentindo um misto de emoções, obviamente. Tomar a decisão de dar um passo para trás nas turnês foi fácil na época, no fim da turnê. Eu meio que tomei uma decisão quando chegamos na América do Norte.
Lembro que eu conversei com os caras, principalmente com Steve [Harris, baixista e líder do Iron] e depois falei com a gerência. E todo mundo disse ok e entenderam as minhas dificuldades após o derrame e coisas assim.
No entanto, há dias em que fico pensando que não estarei na próxima turnê, não estarei na estrada. Queria estar em plena forma para poder tocar com os caras”.
O Iron Maiden irá continuar a carreira com os trabalhos de Simon Dawson, que é um amigo pessoal e de trabalho de Steve Harris. O músico britânico tocou no projeto British Lion. A estreia ao vivo de Simon com a Donzela de Ferro será na Run For Your Lives Tour, que começará em maio.