O sucesso de apresentações ao vivo e turnês estão intimamente conectadas ao pessoal que trabalha nos bastidores. Equipes batalham incansavelmente nas coxias para garantir que os shows e as gravações ocorram sem problemas.
Portanto, estes trabalhadores merecem ser tratados com o máximo respeito e adequadamente compensados pelas suas atividades, para dizer o mínimo.
Alguns artistas, infelizmente, aprendem da maneira mais difícil a não subestimar ou tratar mal sua equipe. Um exemplo disso aconteceu em 2010, com a “artista” Courtney Love. Ela contratou o engenheiro de som J.M. Ladd para gravar alguns shows ao vivo na Fashion Week de Nova York, e uma apresentação do Hole no Don Hills.
Após o show, Ladd ficou com um monte de material captado e, o que é mais importante e triste, sem ninguém para pagar seu dia de trabalho.
Depois de esperar quatro anos para ser pago – coisa que até hoje não aconteceu – o rapaz entrou no modo vingança e expôs Love ao ridículo ao divulgar no YouTube as faixas isoladas de guitarra e vocal da cantora, durante a performance de Celebrity Skin.
Na legenda do vídeo, Ladd escreveu: “Fui contratado para gravar este show, incluindo muitos outros ao longo daquela semana, e acabei ficando com um disco rígido e uma fatura que ninguém quis pagar. Quatro anos depois, ainda tenho os arquivos e não tenho ideia do que fazer com eles. Mas gosto de compartilhar.
O que vocês estão ouvindo são apenas os microfones isolados do vocal e da guitarra de Courtney, eu silenciei todo o resto. Se você acha que ela é a pior ou isso a torna ainda mais punk rock, cabe a você decidir. Estou apenas apresentando os fatos como eles são. Faça deles o que quiser”.