Quem é o homem na capa de Led Zeppelin IV? Depois de mais cinquenta anos de burburinho, informações desencontradas e muitas interrogações, o mistério foi finalmente desvendado por um historiador.
O velho homem barbudo carregando um fardo de madeira nas costas fora descoberta pelo vocalista Robert Plant em uma loja de antiguidades, enquanto o álbum estava em produção. Para a capa do disco, a imagem foi colorida e pendurada na parede de um prédio parcialmente demolido.
O universitário Brian Edwards descobriu uma outra impressão da imagem em 2021, enquanto estudava a história pictórica do condado de Wiltshire, que fica na área rural da Inglaterra, local famoso por abrigar antigos círculos de pedra como Stonehenge e Avebury.
Mais pesquisas foram debruçadas em cima da imagem, com isso chegaram ao veredito de que a caligrafia em ambas as impressões são correspondentes, o que levou à conclusão de que a fotografia fora tirada por volta de 1892 pelo professor de fotografia Ernest Howard Farmer.
Ernest escreveu na legenda da foto: “um telhador de Wiltshire”. Esta informação auxiliou o museu de Wiltshire a descobrir que o tal consertador de telhados se chamava Lot Long – também conhecido como Longyear.
Na época em que a foto foi tirada, Lot Long já estava viúvo, trabalhando como telhador e vivendo na pequena cidade mercantil de Mere, ao sudoeste de Salisbury.
“Led Zeppelin criou a trilha sonora que me acompanha desde minha adolescência, disse Edwards, em entrevista ao jornal The Guardian. “Eu realmente espero que a descoberta desta fotografia vitoriana agrade e divirta Robert, Jimmy e John Paul”, completou.