Dono de uma técnica diferenciada, o baterista Mike Portnoy (The Winery Dogs, Sons of Apollo, ex-Dream Theater) também tem seus heróis no mundo da música. O músico concedeu uma entrevista ao site Loudwire e revelou qual álbum mudou completamente sua vida, no começo da década de 1980.
Portnoy disse: “Eu tinha um gravador, então, gravava as trilhas sonoras dos filmes. Lembro de ouvir muito Ramones, que era trilha sonora do filme Rock ’N’ Roll High School. Na época, eu tinha 13 anos. Mas no ano seguinte, quando fiz 14 anos, tudo mudou para mim, pois conheci o álbum Moving Pictures, do Rush.
Eu vivi, respirei e dormi com Neil [Peart – bateria] e o Rush. A principal razão pela qual nunca dei atenção ao Rush anteriormente foi por conta da voz de Geddy [Lee], eu considerava uma espécie de Supertramp ou Styx, pois tinha os vocais bem agudos.
Com isso, nunca percebi a musicalidade da banda e a bateria. Mas alguém me mostrou YYZ e mudou minha percepção. Não quero usar a palavra distração, mas não tinha os vocais de Geddy, o que me forçou a ouvir bateria, baixo e guitarra. Naquele momento, vi o quanto eles sabiam tocar”.