No dia 07 de dezembro de 2024, em São Paulo, o baterista Nicko McBrain, 72 anos, fez o seu derradeiro espetáculo com o Iron Maiden. Os motivos para tal decisão tão extrema se deu por conta de problemas de saúde que o artista enfrentou nos últimos anos como AVC (Acidente Vascular Cerebral) e câncer na laringe.
O Iron Maiden irá continuar a carreira com os trabalhos de Simon Dawson, que é um amigo pessoal e de trabalho de Steve Harris. O músico britânico tocou no projeto British Lion. A estreia ao vivo de Simon com a Donzela de Ferro será na Run For Your Lives Tour, que começará em maio.
Batendo um papo com o canal Metal Pilgrim, o baterista do Dream Theater, Mike Portnoy, disse que toparia substituir Nicko McBrain no Iron Maiden. Apesar da posição positiva sobre o assunto, Mike explicou o porquê isso jamais aconteceria.
“Esse é um cenário e uma pergunta muito hipotéticas. A princípio, é claro que eu toparia substituir Nicko no Iron Maiden. Eles são uma das maiores bandas do mundo e uma das minhas bandas favoritas. Ouço essa pergunta surgir o tempo todo sobre Geddy Lee e Alex Lifeson [do Rush] também. É muito hipotético”.
Portnoy continuou: “Mas acho que para o Iron Maiden em particular nem vale a pena fazer essa pergunta porque não acho que eles teriam alguém na banda que não fosse inglês. Eles são uma banda tradicionalmente britânica, portanto, acho que essa é uma pergunta hipotética que nem precisa ser feita porque seria algo impossível – a menos que eu mudasse a minha nacionalidade”.
Veja a pequena entrevista com Mike Portnoy no player abaixo: