Mike Portnoy: Conheça as 24 bandas em que o baterista já tocou ou emprestou seu talento

Mike Portnoy é, sem dúvida, um dos principais bateristas e compositores do metal. Mike deu os primeiros passos na música de forma autodidata influenciado, primeiramente, pelos lendários Ringo Starr (The Beatles), Keith Moon (The Who) e John Bonham (Led Zeppelin). Com o passar do tempo e a amplificação das fronteiras musicais, o baterista desenvolveu um carinho especial pelo som progressivo, onde nomes como Neil Peart (Rush) e Frank Zappa se firmaram como suas principais referências.

Em meados dos anos 80, Portnoy ingressou na Berklee College Of Music onde formou, com os amigos de estudo, o Dream Theater. Com a banda de prog metal, Mike permaneceu por quase três décadas e chegou a vender mais de dez milhões de discos. Em 2010, o baterista, no entanto, resolveu deixar o Dream Theater e direcionar sua carreira musical a diferentes áreas.

Mesmo na época em que comandava as baquetas do Dream Theater, Mike deu as caras em muitos outros projetos musicais, então, nas linhas abaixo, vamos relembrar os grupos pelos quais Portnoy passou e emprestou seu talento. Nota: A lista segue um esquema aleatório, ou seja, não é uma representação cronológica da carreira de MP.

1. Dream Theater

Os primeiros passos da banda fora sob o nome de Majesty, todavia, a partir de 1988, o grupo foi rebatizado e incorporado ao circuito profissional. Com o grupo, Mike registrou trabalhos como Images and Words (1992), Awake (1994) e Metropolis Pt. 2: Scenes from a Memory (1999). O derradeiro álbum de estúdio com o DT foi Black Clouds & Silver Linings, de 2009.

2. Liquid Tension Experiment

O grupo é fundamentado no som progressivo, mas possui forte acentuação às linhas complexas do jazz. Ao todo, o grupo possui três trabalhos de estúdio; o mais recente é Liquid Tension Experiment 3, lançado em 2021.

3. Transatlantic

Transatlantic é sem dúvida um dream team do progressivo! Além de Portnoy, o grupo é formado por Neal Morse (Spock’s Beard), Pete Trewavas (Marillion) e Roine Stolt (The Flower Kings) e já presenteou os fãs com cinco álbuns de estúdio e quatro registros ao vivo. O conceitual The Absolute Universe, lançado em 2021, é o disco mais recente do quarteto.

4. Adrenaline Mob

Em parceria com os virtuosos Russell Allen (Symphony X) e Mike Orlando, o baterista criou o supergrupo, onde o direcionamento musical é um mix de metal tradicional e metal alternativo. O disco mais recente é We the People, lançado em 2017.

5. Avenged Sevenfold

Mike emprestou seu talento ao A7X, em 2010, para finalizar o quinto disco de estúdio, Nightmare, já que o baterista da Jimmy “The Rev” Sullivan morreu em dezembro de 2009. O batera chegou a excursionar com o Sevenfold, inclusive com show no festival SWU Music & Arts, no interior de São Paulo.

6. Stone Sour

Em 2011, Roy Mayorga não pôde cair na estrada com o Stone Sour, e a solução veio com Mike. No mesmo ano, a banda tocou no Rock in Rio, com a presença de Portnoy, é claro.

7. Neal Morse

Os trabalhos de estúdio do multi-instrumentista, produtor e compositor Neal Morse também foram contemplados com as aptidões de Portnoy. O mais novo álbum da banda é Sola Gratia, lançado em 2020.

8. The Neal Morse Band

Morse também solicitou a ajuda de Pornoy em sua empreitada com a The Neal Morse Band. Centrada no progressivo, o projeto já coleciona quatro álbuns.

9. Flying Colors

A proposta musical do Flying Colors é combinar linhas virtuosas a passagens mais acessíveis ao grande público. O baterista divide holofote com os lendários Steve Morse (Deep Purple, Dixie Dregs) e Dave LaRue (Joe Satriani, Vinnie Moore).

10. Metal Allegiance

A banda é a união do pessoal do thrash metal, com a presença de Portnoy. A ideia inicial era reunir a turma para fazer um som e tomar um goró, mas o resultado ficou tão bacana que os caras resolveram levar a festa para os palcos e, consequentemente, para estúdio, onde já registraram dois full lengths e um EP.

11. OSI

O guitarrista Jim Matheos (Fates Warning) e o vocalista Kevin Moore (Chroma Key) precisaram de um baterista para dar vida ao seu prog metal. Adivinha quem os músicos chamaram?

12. Twisted Sister

Depois da morte de A.J. Pero, em 2015, Mike fez a derradeira turnê do TS em 2016.

13. Overkill

Em 2004, o icônico Overkill precisou de uma forcinha em algumas apresentações e lá estava Portnoy para ajudar os besties.

14. BPMD

A banda é uma aventura de Mike ao lado de Bobby “Blitz” Ellsworth (vocal – Overkill), Phil Demmel (guitarra – Vio-lence, Machine Head) e Mark Menghi (baixo – Metal Allegiance). A cooperação rendeu, até o momento, apenas o disco American Made, de 2020.

15. Fates Warning

Outro caso em que Portnoy ajudou apagar incêndio dos amigos! O músico deu uma força ao grupo no começo da década de 2010.

16. Sons of Apollo

Em 2017, o supergrupo Sons of Apollo foi formado pela patota de Mike, que conta com Billy Sheehan (Mr. Big, Talas, David Lee roth), Derek Sherinian (Dream Theater), Jeff Scott Soto (SOTO, Yngwie Malmsteen, Talisman) e Ron “Bumblefoot” Thal (Guns n’ Roses). A turma já concebeu dois discos de estúdio: Psychotic Symphony (2017) e MMXX (2020).

17. Haken

Com o Haken, o baterista participou na faixa Crystallised, do EP Restoration, de 2014.

18. The Winery Dogs

O power trio é um dos mais interessantes projetos do baterista, que é em parceria com o vocalista e guitarrista Richie Kotzen (Poison, Mr. Big) e o já citado baixista Billy Sheehan. A trinca tem no currículo dois trabalhos: The Winery Dogs (2013) e Hot Streak (2015).

19. Bigelf

O psicodélico Bigelf retornou as atividades no final dos anos 2010, e quem estava lá para ajudar no ressurgimento do grupo? Até hoje Portnoy faz apresentações esporádicas com o Bigelf.

20. John Arch

O EP A Twist of Fate, de 2003, conta com a participação de Portnoy em suas duas canções: Relentless e Cheyenne.

21. G3

G3 é essencialmente um show de guitarristas para guitarristas! Contudo, a presença de um baterista que segure a bronca é vital. Com isso, Portnoy participou de inúmeras apresentações e turnês do projeto.

22. Between the Buried and Me

MP bateu cartão em Fix The Error, faixa do décimo álbum do BTBAM, Colors II, lançado em 2021.

23. Hail!

Em 2010, Mike fez uma série de shows com o grupo de heavy metal, que ainda contava com David Ellefson (Megadeth, King of Thrash), Andreas Kisser (Sepultura) e Tim “Ripper” Owens (Judas Priest), Iced Earth, Yngwie Malmsteen).

24. John Petrucci

O segundo trabalho solo de Petrucci, Terminal Velocity, de 2020, dispõe do talento de Portnoy. O álbum foi uma forma da dupla retomar o diálogo e a amizade.

Deixe um comentário (mensagens ofensivas não serão aprovadas)