Em nova entrevista à revista Rolling Stone, o vocalista Mike Patton falou abertamente sobre a saúde mental, que fora a principal razão para o cancelamento da mais recente turnê do Faith No More. Patton, no entanto, acalmou os fãs afirmando que está se sente sentindo melhor, mas precisa se restabelecer mais para uma volta aos palcos.
“Estou melhor, mas ainda tenho problemas”, disse Mike. “É fácil culpar a pandemia. Mas vou ser honesto, eu, no início da pandemia, pensava: ‘Isso é ótimo. Vou poder ficar em casa e gravar’. Mas deu gatilho em alguma coisa, pois fiquei completamente isolado, quase anti-social [e] com medo das pessoas”, explicou o vocalista.
“Esse tipo de ansiedade me levou a outras questões, que prefiro não comentar. No entanto, tenho alguns profissionais me ajudando, com isso, estou me sentindo melhor e mais perto de voltar”, acrescentou. “No final do ano, farei meus primeiros shows em dois anos, que é o maior tempo sem me apresentar desde entrei no mundo da música”, ressaltou.
“Eu fui em alguns terapeutas, e eles basicamente me diagnosticaram com agorafobia, que é um pânico em ficar perto de outras pessoas. Eu ficava assustado por estar perto de pessoas. Talvez seja porque passei dois anos basicamente dentro de casa durante a Covid. Talvez tenha reforçado sentimentos que eu já tinha. Mas só de saber, falar sobre isso, realmente ajudou”, explicou.
Já sobre a relação com os outros membros do Faith No More, Mike afirmou que não há comunicação entre as partes.
“Alguns dias antes de irmos para a estrada. Eu falei que não conseguiria fazer os shows, eu não queria estar na frente das pessoas, o que é estranho porque passei metade da minha vida fazendo isso. Foi muito difícil explicar. Tinha sentimentos ruins de ambos os lados sobre isso, mas era o que eu tinha que fazer, pois algo pior poderia ter acontecido.
Mas se eu fosse eles, eu teria ficado puto comigo. E eles ficaram e, provavelmente, ainda estão, mas fui fiel a mim e aos meus limites. Sabia que, se continuasse me pressionando, algo desastroso poderia ter acontecido. Mas do lado da banda, as coisas ainda estão em completo silêncio. Talvez possamos reagendar os shows; talvez não. Vou deixar por isso mesmo. É um pouco confuso e complicado. Então, se fizermos alguma coisa, tudo certo; se não fizermos, tudo bem, também”.
A entrevista completa (em inglês) pode ser lida aqui.
Patton deve retornar aos palcos em dezembro deste ano, com uma turnê sul-americana do Mr. Bungle.
Já na seara do Faith No More, a banda única novidade é o remix produzido por J.G. Thirlwell da faixa Motherfucker, presente em Sol Invictus, de 2015. A música remixada foi lançada com lado-B de 7 polegadas de Cone Of Shame. O material saiu em fevereiro deste ano (2022).
Essa é versão original de Motherfucker: