O terapeuta Phile Towle concedeu uma entrevista ao podcast …And Podcast For All, onde falou sobre o relacionamento entre os membros do Metallica: James Hetfield (vocal, guitarra), Lars Ulrich (bateria) e Kirk Hammett (guitarra), com o ex-baixista, Jason Newsted, no começo dos anos 2000.
No entanto, vale uma refrescada na memória sobre quem é o Senhor Phile Towle! PT foi o terapeuta contratado pelo empresário do grupo para que ajudasse os músicos a lidarem com a saída do baixista Jason Newsted, além, claro, de auxiliar na resolução dos problemas entre James, Lars e Kirk.
Todo o trabalho do Towle com o Metallica foi mostrado no documentário Some Kind Of Monster, lançado em 2004. O trabalho, na época, dividiu opiniões, com uma parcela dos fãs aprovando a atitude do grupo e a outra parcela considerando aquilo algo patético.
Agora, em entrevista ao já citado podcast …And Podcast For All, o terapeuta disse: “Eu não acho que (Jason) queria deixar a banda. Acho que ele queria sair da realidade que existia. E essa era a única maneira de começar a fazer algo em relação a isso.
Mas tal ação desencadeou um monte de coisas como a ida, meses depois, de James para a reabilitação. Eles estavam se destruindo. Havia muita animosidade, e Jason só estava reagindo a isso”.
A entrevista completa (em inglês) com o terapeuta Phile Towle pode conferida logo abaixo: