Quem acompanha minimamente a carreira do Metallica sabe que James Hetfield (vocal e guitarra), Lars Ulrich (bateria) e Kirk Hammett (guitarra) instauraram um verdadeiro inferno na vida de Jason Newsted, substituto de Cliff Burton, morto no dia 27 de setembro de 1986 em um acidente de ônibus.
Como uma forma de expurgar as dores emocionais pela morte do amigo, o trio não deu folga a Jason e o pegou para Cristo durante toda sua passagem pela banda, ou seja, entre os anos de 1986 e 2001, quando passou no RH e pediu as contas para seguir carreira em outros projetos.
Na semana passada, Newsted colocou à venda uma coleção de mais de 60 guitarras e baixos no Reverb – incluindo os baixos e equipamentos da época em que tocou no Metallica.
Como uma forma de apoiar o ex-funcionário, o Metallica compartilhou o anuncio da venda dos instrumentos em sua conta oficial no Instagram, o que gerou revolta em parte dos fãs, visto que os músicos sempre maltrataram Jason e agora tentam ajudá-lo.
A postagem do Metallica informa o seguinte: “Agora é sua chance de ter um pedaço da história, já que mais de 60 itens da coleção pessoal de guitarras e baixos de Jason Newsted estão disponíveis para compra no Reverb”.
Alguns pessoas se manifestaram sobre a postagem da banda com frases como: “Vão finalmente apoiá-lo”; “fiquei surpreso com esse reconhecimento a Jason”; “Jason merece mais do que um post” e “vocês deveriam respeitá-lo”.
Veja a postagem do Metallica e os comentários do público:
Ver essa foto no Instagram
Instrumentos à venda
Entre os instrumentos que estão à venda pelo baixista consta o baixo Alembic Europa Custom de 10 cordas de 1992 (usado turnê de divulgação do The Black Album), o baixo PRS (usado na turnê …And Justice for All) e um baixo Zon sem trastes de 5 cordas (usado para gravar Until It Sleeps).
A loja oficial de Jason Newsted no Reverb é esta aqui.