Cerimônias de premiação de música geralmente são para lá de chatas! As bandas de rock e metal são quase sempre deixadas de lado; quando tem algum representante, as regras e restrições são a perder de vista como aconteceu com o Metallica no MTV European Music Awards, em 1996.
A ideia original era subir ao palco para tocar King Nothing, mas a banda foi informada pela produção do evento que não poderia xingar ao vivo e que o teor lírico da canção fora verificado para que não causasse mal-estar no público presente na celebração, tampouco no de casa.
Além disso, o grupo de thrash metal, de forma alguma, poderia usar seus efeitos pirotécnicos, sendo que os mesmos foram anteriormente aprovados pelo evento.
Como “vingança”, o Metallica escolheu tocar Last Caress, do Misfits. A letra da música é pesada e fala sobre assassinato e estupro. O quarteto ainda emendou So What?, do Anti-Nowhere League, cuja letra trata de bestialidade, entre outras coisas.
Muita gente curtiu o posicionamento e audácia do Metallica, no entanto, o grupo se tornou, por muitos anos, persona non grata no MTV European Music Awards.
No player a seguir, você pode assistir a performance de Last Caress e So What? na premiação: