Flemming Rasmussen, o produtor dos primeiros álbuns do Metallica, falou em entrevista ao Alphabetallica Podcast sobre a produção do álbum …And Justice For All, ja que é frequentemente criticada pelo silencioso som do baixo. O trabalho de 1988 foi o primeiro álbum com o baixista Jason Newsted, que entrou após a morte de Cliff Burton.
Flemming Rasmussen explica:
“O que aconteceu foi que nós tínhamos uma mix com um som muito bom, com muito baixo. E o baixo… Quero deixar isso claro; o baixo do …And Justice For All era fantástico. Jason toca muito bem. Ele provavelmente estava mostrando que ele tinha valor, que ele era tão bom quanto Cliff, e na minha opinião ele é mesmo. É um estilo diferente, mas é tão bom baixista quanto o Cliff, só diferente.
Eu ouvi as faixas do baixo e elas são realmente incríveis. Soam muito bem, ele toca bem. Mas eles ouviram a mix e falaram: ‘Ok, abaixe o baixo, mude isso, isso e isso e daí abaixe mais o baixo’. Então, você mal consegue ouvir. E depois disso ter sido feito, eles falaram: ‘Abaixe mais 3 decibéis’.
O motivo para isso eu não faço ideia. Poderia ser que eles estavam sofrendo por causa do Cliff. Não tenho ideia. Mas imagine minha surpresa quando eu ouvi o álbum. Eu fiquei tipo: ‘Que..? O que?!’
Foi bem criticado quando foi lançado, as pessoas ficaram surpresas com o som. Ele é bem direto, na sua cara. …And Justice For All foi provavelmente o álbum que mais influenciou o som de uma geração inteira de bandas de metal hardcore. Eles queriam soar como o …And Justice For All. Aquele som bem direto. Toda vez que eu ouço um baixo e bateria desse jeito eu falo: ‘Me desculpem por isso. Erro meu’. Bom, eu não mixei.”
Fonte: Wikimetal