Ter um timbre de guitarra marcante como Carlos Santana, Tony Iommi (Black Sabbath), David Gilmour (Pink Floyd) e Brian May (Queen) não é algo trivial ou fácil de conquistar. E não há receita pronta para chegar a um som final de tais níveis e que irá agradar o público, portanto, o processo de se dá na base da tentativa e erro até topar com o pote de ouro.
Em nova conversa com a revista Guitar World, o guitarrista solo do Metallica, Kirk Hammett, lembrou que seu melhor timbre de guitarra foi no álbum Load, sexto registro de estúdio do grupo, o qual saiu em junho de 1996. Ou seja, até um veterano como o Kirk enfrenta bastante desafios para conquistar um bom som.
“Eu diria que meu som principal em Load é o melhor timbre que já obtive”, revelou Kirk. “E eu ainda estou perseguindo esse som. Era o timbre de uma SG 1961 com captadores PAF saindo para vinte amplificadores e todos misturados. Não sei se eram realmente vinte amps, mas definitivamente eram mais de cinco”.
Hammett ainda nomeou o seu segundo timbre favorito, o qual está em Kill ‘Em All, de 1983. Ele lembrou: “Eu falo com Lars sobre esse tom matador o tempo todo. Era só a minha Flying V com captadores EMG e meu Tube Screamer passando pelo lendário Marshall do James Hetfield que foi roubado em Boston”.
Para ter uma ideia mais concreta dos dois timbres, basta acessar os players abaixo para curtir as canções Until It Sleeps e The Four Horsemen: