Kirk Hammett é um dos guitarristas da cena heavy metal que mais recebe críticas contundentes sobre a sua forma de tocar e criar solos. Seja pelo uso ilimitado de efeitos como wah-wah ou pela abordagem mais espontânea, Kirk está sempre na berlinda dos fãs e trolls das redes sociais.
Mesmo assim, Hammett parece não se abalar com as críticas. Em conversa com o jornalista Matt Owen, da revista Total Guitar, o músico falou que irá continuar com a mesma abordagem em seus solos. Kirk foi além e até afirmou que não existe solo de guitarra ruim.
“Hoje em dia, eu acho que solos de guitarra ruins nem existem mais porque todo mundo é muito melhor do que antes”, observou Hammett. “Nos anos 60, por exemplo, havia solos de guitarra ruins. Você os encontrava na música pop, mas isso é passado, o que é uma coisa boa”, explicou.
“A minha atitude é a seguinte: se você está em turnê fazendo álbuns e gravando, não há como você ser ruim”, pontuou.
“Tem muita gente falando que este ou aquele músico é um merda. Bem, vou te dizer uma coisa: você não chega onde está se você for um merda! Essas pessoas estão falando sobre 10 por cento do que elas veem em todas essas pessoas, musicalmente”, ponderou.
“Eu não quero fazer solos perfeitos, porque alguns dos solos dos meus músicos favoritos são meio bagunçados, e eu adoro isso. Mas não me entenda mal, pois eu também adoro a precisão”, continuou o músico.
“Dito isso, eu não acho que focarei em solos perfeitos em álbuns futuros, porque tenho medo real de me repetir. Então essa não será a minha abordagem para os solos do próximo álbum”, finalizou Kirk.
Um dos solos de guitarra de Hammett mais criticados pelos fãs é o de Lux Æterna. Confira no player a seguir e tire as suas próprias conclusões.