O Metallica está na estrada divulgando seu novo álbum 72 Seasons – primeiro na Europa e agora na América do Norte – com a turnê M72. As apresentações contam com um enorme palco em forma de anel, com o Snake Pit no centro, e quatro baterias distribuídas ao redor do palco para que Lars Ulrich possa se aproximar do público.
Em uma nova entrevista ao The New York Times, Ulrich deu mais detalhes sobre a produção do palco: “Esta é a primeira vez que fizemos um palco de 360 graus em estádio. Tentamos isso por anos. Tudo o que fizemos sempre teve um ponto central”.
E acrescentou: “Um dia pensamos, ‘Bem, espere, por que a banda tem que estar no centro?’ E então foi tipo, ‘Qual é o oposto de a banda estar no centro?’ E isso seria os fãs estando no centro. E foi aí que criamos o conceito do donut, onde você toca no próprio donut e os fãs estão no buraco do donut”.
Lars também explicou o uso de quatro baterias nos shows: “Então o conceito dos quatro kits de bateria – um kit de bateria em cada uma das quatro diferentes direções – surgiu, e então foi a partir daí”.
“Sabe, tudo isso faz muito sentido quando está em um e-mail ou em um pedaço de papel”, disse o baterista. “Nove meses depois, você está no primeiro local tentando descobrir o que você está fazendo”.
A turnê M72 iniciou em abril em Amsterdã, Holanda, e inclui Five Finger Death Punch, Ice Nine Kills, Mammoth WVH, Pantera, Architects, Greta Van Fleet e Volbeat entre as bandas de abertura.