Por mais que o heavy metal seja um dos estilos musicais com mais capilaridade no globo, tendo artistas e fãs nos quatro cantos do planeta, os grupos não vendem álbuns na imensa quantidade das divas e cantores pop. Mas tem uma turma da música pesada que vende um bocado de disco, por mais que seja difícil tabelar as vendas nos dias atuais.
No ano passado, o escritor Ryan J. Downey, apresentador do podcast Speak N’ Destroy Metallica, encontrou uma formar de calcular os números de venda e chegou aos vinte e cinco artistas de hard rock e heavy metal com mais atividade no mercado.
O Top 5 conta com os seguintes nomes: Queen em primeiro lugar, com 274,6 milhões de álbuns vendidos; Pink Floyd em segundo lugar com 235,8 milhões; Led Zeppelin vem em terceiro com 205,6 milhões; AC/DC ostenta a quarta colocação e o Metallica fica quinto lugar, com 163,6 milhões de álbuns vendidos.
Com base na lista de Downey, o Metallica é o único grupo essencialmente de metal; Queen, Zeppelin e AC/DC passeiam pelo hard rock, e o Pink Floyd é genuinamente uma banda de rock progressivo. Dito isso, é fácil concluirmos que o Metallica é a banda de metal que mais vendeu discos ao redor do planeta.
O disco Metallica, mais conhecido como Black Album, de 1991, já foi certificado como 16x Platina pela RIAA, indicando vendas de mais de 16 milhões de cópias nos Estados Unidos. No mundo, os números passam a marca de 30 milhões de cópias vendidas.