Conhecido como uma das grandes vozes do metal contemporâneo, Tim “Ripper” Owens, que fez história substituindo Rob Halford no Judas Priest, além de passagens por Iced Earth e Yngwie Malmsteen, está de volta à América do Sul para uma série de shows. A turnê faz parte da Demolition & Jugulator Celebrate Tour 2017, onde o músico celebra o repertório dos dois discos lançados com o Judas Priest. A parte sul-americana da turnê teve início quinta-feira da semana passada, dia 04/05, com um show em Curitiba/PR. Depois seguiram para São Paulo com uma apresentação explosiva no Gillan’s Inn e fecharam a passagem pelo Brasil em Colatina/ES.
A banda que acompanha Ripper no Brasil é exclusivamente formada por músicos brasileiros, entre eles o guitarrista do Hellish War, Vulcano, e o baixista do Higher, Will Costa. Ambos já haviam feito a última turnê sul-americana ao lado de Ripper em outubro de 2015 e juntaram-se mais uma vez ao vocalista este ano.
Vulcano é o membro fundador do Hellish War. Há mais de 20 anos o Hellish War vem mantendo a tradição de se fazer heavy metal à maneira clássica. Novas bandas e novas tendências desapareceram tão rapidamente quanto surgiram, ao passo que o Hellish War, em meio à efemeridade do metal moderno, segue mantendo viva uma tradição. Defender Of Metal, o disco de estreia lançado em 2001, é considerado um clássico do estilo no Brasil e na Europa, onde o grupo já excursionou duas vezes. Defender Of Metal não só projetou a carreira do Hellish War internacionalmente, mas moldou a personalidade musical do grupo que foi aprimorada nos trabalhos subsequentes, Heroes Of Tomorrow de 2008 e o premiado Keep It Hellish de 2013. O disco ao vivo “Live In Germany” (2010) também veio recheado de clássicos do debute e provou o poder de fogo dessas faixas entre o público europeu.
Já Will Costa é o integrante mais novo, porém não menos importante, do Higher. O disco de estreia do Higher colecionou declarações calorosas como “Nove canções perfeitas” (Metal Samsara); “Surpreendente” (Portal Reidjou); “Som único” (Galeria Musical); “Pesado e criativo, difícil de rotular” (A Música Continua A Mesma); “Indispensável” (Metal Revolution). O álbum também entrou para a lista de Melhores do Ano de diversos jornalistas e críticos respeitados. Na eleição realizada entre os leitores do site Heavynroll, Cezar Girardi foi considerado o segundo Melhor Vocalista de Metal do Brasil e Gustavo Scaranelo o terceiro Melhor Guitarrista. No momento o grupo está em processo de composição de seu segundo trabalho.
Mais seis datas estão agendadas para Tim “Ripper” Owens e sua banda brasileira na América do Sul essa semana:
08/05 – Iquique @ Disco 7 (Chile)
09/05 – Santiago @ Blondie (Chile)
10/05 – Bogotá @ Ozzy Bar (Colômbia)
12/05 – Guayaquil @ Teatro Centro de Arte (Equador)
13/05 – Rio Bamba @ Teatro Alfonso Chávez Jara (Equador)
15/05 – Lima @ Sargento Pimienta (Peru)