O finlandês Teemu Mäntysaari, substituto de Kiko Loureiro no Megadeth, bateu um papo com o galera da D’Addario, que é uma das maiores empresas de acessórios e periféricos musicais, e falou sobre as suas inspirações artísticas.
“O heavy metal foi o que me inspirou a tocar a guitarra”, disse Teemu. “Bandas clássicas como Iron Maiden, Dio e Megadeth, também”, destacou. “O Megadeth foi uma das primeiras bandas que ouvi quando estava começando no metal”.
“Mas eu meio que tentei seguir influências diversas. Cheguei a tocar um pouco de punk rock em uma banda. Os guitarristas de fusion são alguns dos meus favoritos como Greg Howe, Guthrie Govan e Brett Garsed”, contou.
Mäntysaari continuou: “Acho que tenho uma base bem forte de blues. Ouço muito Eric Clapton, B.B. King, Joe Bonamassa, Eric Gales. Adoro essas coisas. Foi muito divertido começar a tocar esse som lá no meu começo de carreira.
Eu tentava tocar essas coisas de ouvido, porque é um pouco mais fácil. Quando você aprende o blues de 12 compassos, você consegue tocar junto com um monte de coisas”.
“Nos meus vinte e poucos anos, comecei a me interessar mais por jazz. Eu estava cumprindo o serviço militar obrigatório na Finlândia e tocava no exército. Tocava numa banda de jazz. Isso me forçou a aprender mais sobre esse mundo também, o que foi muito divertido.
Curto música clássica também. Ouço muitas trilhas sonoras de filmes, especialmente músicas mais exóticas, como trilhas sonoras de filmes chineses e japoneses. Tento manter meus ouvidos e olhos abertos e aprender com todos”, concluiu.
Veja a entrevista completa aqui: