O Sepultura é sem dúvida alguma a banda do heavy metal brasileiro mais bem-sucedida dentro e fora do nosso país. O conjunto alcançou o inimaginável para a maioria dos artistas nacionais que se aventuram na cena da música pesada.
Os feitos do Sepultura são muitos, indo de presença nos maiores festivais de metal do planeta até ser influência para conjuntos como Slipknot, Korn e Deftones. E sem contar os milhares de discos vendidos ao redor do globo.
Durante conversa com a revista Metal Hammer no comecinho de 2018, o ex-frontman da banda, Max Cavalera, afirmou que o Sepultura teria alcançado patamares ainda maiores se a formação clássica tivesse se mantido. Ele também ressaltou que as questões entre o grupo e a empresária Gloria Cavalera foram resolvidas de cabeça quente.
Max disse: “Acho que teríamos sido extremamente grande se tivéssemos ficado juntos. Não tão popular quanto o Metallica, mas popular. Mas então surgiu o Soulfly, que foi uma grande bênção para mim”.
O Cavalera ainda comentou sobre o que sente mais falta em relação ao Sepultura. “Houve alguns bons momentos, não foi de todo ruim. Na verdade, nos divertimos muito. As amizades eram legais. Sinto falta daquela sensação de poder conquistar o mundo”.
“Nós talvez devêssemos ter tirado um ano de folga e voltado melhores do que nunca. Talvez tivéssemos encontrado uma solução para toda a questão da Gloria e todo o problema em torno da gestão”, pontuou.
“Naquela época, não estávamos pensando nisso. As cabeças quentes prevaleceram. Eu teria feito algo diferente? Não sei! Acho que era para ser assim mesmo”, finalizou o artista.
No final de 1996, o Sepultura e o Max Cavalera decidiram seguir caminhos opostos: o primeiro fechou parceria com o norte-americano Derrick Green, cantor com quem já gravou nove álbuns de estúdio.
Já o segundo, Max Cavalera, criou o Soulfly, grupo que contabiliza doze discos na praça. O artista também participa de outros projetos de peso como Cavalera Conspiracy e o Killer Be Killed. Os dois lados seguem fazendo sucesso em suas respectivas carreiras.