Max Cavalera estava decidido a se afastar da música depois de sua amarga separação do Sepultura em 1996, até que uma conversa com Ozzy Osbourne o fez mudar de ideia.
Em entrevista para a revista Metal Hammer, Cavalera revelou como estava perto de deixar o mundo da música, enquanto discutiu suas memórias de Eye For An Eye, o primeiro single de sua primeira banda pós-Sepultura, Soulfly.
“Essa música salvou minha vida, praticamente”, admitiu Cavalera. “Lidando com a morte de Dana [enteado de Max, em um acidente de carro em 1996] e me separando do Sepultura, eu estava farto da música – eu estava com o coração partido, com raiva, houve muitas decepções. Gloria estava tentando me levantar, me colocar de volta aos trilhos e me fazer escrever novamente.”
Foi uma conversa com um dos heróis de todos os tempos de Cavalera, Ozzy Osbourne, que acabou reacendendo a vontade do músico de tocar novamente.
“Lembro que jantamos na casa de Ozzy e ele estava me contando que, quando foi expulso do Black Sabbath, ficou muito, muito desanimado, mas cabia a ele voltar por conta própria”, Max disse.
“Vindo de Ozzy, isso foi alucinante – tipo, ‘Eu tenho que fazer isso’. Então, peguei minha guitarra e Eye For An Eye saiu.”
“É uma música importante para mim”, acrescentou Cavalera. “Fomos para Nova York e nos encontramos com Monte Connor [ex-vice-presidente de A&R da Roadrunner Records], tocamos essa e outra música para ele e ele assinou com o Soulfly na hora. É uma daquelas canções que nunca conseguirei escrever de novo.”