Anos atrás a cena heavy metal ficou bastante agitada por conta da possibilidade do Megadeth colocar na estrada a formação do álbum Rust In Peace, que conta com Dave Mustaine (vocal e guitarra), Marty Friedman (guitarra), David Ellefson (baixo) e Nick Menza (bateria). Infelizmente, a ideia não saiu do papel e a banda de thrash metal seguiu carreira com outros músicos.
Na autobiografia Dreaming Japanese, Friedman jogou a real por que não se animou com a proposta de sair em turnê com Mustaine e companhia. De acordo com Marty, a oferta salarial do Megadeth era ruim; na verdade, bem abaixo do que ele recebia.
“O valor que eles ofereceram foi bem próximo do primeiro salário que recebi quando entrei para o Megadeth em 1990. Se eu tivesse alguma pista de que eles iriam me oferecer um preço tão baixo assim, eu nunca teria me encontrado com eles em Anaheim.
Se eu tivesse aceitado a oferta, eu teria recebido menos em uma semana do que eu ganhava em um dia normal no Japão. Fiquei chocado e bravo! E eu disse a eles que não podia nem considerar isso. Fiz uma contraproposta, que era o mínimo que eu poderia aceitar, mas que era muito menos do que recebi de qualquer um dos artistas com quem fiz turnê no Japão”.
Sobre a possibilidade de uma turnê de reunião com o Megadeth e abrindo para o Iron Maiden, o guitar hero disse: “Eu até estava disposto a assumir algum prejuízo financeiro porque uma turnê de reunião com o Megadeth abrindo para o Iron Maiden poderia abrir portas para mim novamente nos Estados Unidos.
Poderia ser a maior turnê que tínhamos feito. Mesmo se eles pagassem o meu cachê, a turnê teria sido uma grande dádiva para eles. Eles poderiam facilmente ter concordado com isso, e a reunião teria acontecido, mas eles disseram que eu queria muito dinheiro”.
“Eu estava feliz com minha carreira no Japão! Eu fazia o que amava e estava ganhando dinheiro de verdade sem o drama que vem com o Megadeth. Mas fiquei com raiva e triste devido a posição deles”, completou Marty.
O disco de estúdio mais novo de Friedman é o Drama, que saiu em maio deste ano pela Frontiers Music Srl. O trabalho, que foi gravado na Itália, mostra o toque único de Marty usando pela primeira vez guitarras vintage e modernas, proporcionando um puro deleite para os amantes de música.
Megadeth é uma nuvem espessa dificil de enxergar. A verdade é que o dinheiro sempre falou mais alto, e talvez nem seja culpa do Mustaine.