O guitarrista do Metallica, Kirk Hammett, 60 anos, bateu um longo papo com o produtor, músico e YouTuber Rick Beato. Na conversa, Hammett refletiu sobre os dois álbuns mais controversos da discografia da banda: Lulu (2011) – disco feito em parceria com Lou Reed – e St. Anger (2003).
De acordo com Kirk, os trabalhos foram um desastre comercial, mas no campo criativo foram um sucesso.
“Nós nunca sentamos para conversar e fazer uma lista de regras ou regulamentos para o nosso som e estilo. A coisa aconteceu de forma instintiva, confiando em nossos ouvidos e corações. E sempre tivemos a ideia de tentar coisas diferentes. O Metallica sempre tentou coisas diferentes. Sempre arriscamos, mesmo que alguns membros da banda não estivessem totalmente na onda do projeto, mas sempre valeu a pena.
Às vezes arriscamos e falhamos terrivelmente do ponto de vista comercial, no entanto, no aspecto criativo e artístico, foram um grande sucesso. Eu falo especificamente sobre Lulu, álbum que fizemos com Lou Reed, e sobre St. Anger.
Esses discos são divisivos; eles criaram dois campos: as pessoas que gostam e as pessoas que não gostam. Acho que coisas assim são importantes de se ter na discografia. Queremos variações e contrastes. É isso que torna a coisa toda interessante.
Se você tem um catálogo perfeito, as pessoas ficam entediadas com ele. Há muito da mesma coisa. Às vezes as pessoas querem ser desafiadas por sua banda favorita”.
A conversa completa está disponível no player logo abaixo:
Para ficar ligado em todas entrevistas, dicas e ensinamentos de Rick Beato, acesse aqui.