O baixista e compositor Luis Mariutti (Sinistra, ex-Angra, ex-Shaman) fez uma live em seu canal oficial no YouTube e comentou, dentre inúmeros assuntos, sobre as adversidades financeiras que tem enfrentado em sua carreira. De acordo com o músico, os seus rendimentos financeiros não são proporcionais aos seus quase quarenta anos de atividade profissional.
Luis disse: “É um puta de um trabalho, então a gente tem que ter retorno do trabalho. Todo mundo que trabalha tem que ter um retorno, e essa é a maior dificuldade, falando claramente. A principal dificuldade do Mariutti Team é ter retorno financeiro.
Nosso trabalho, livro e disco são sempre elogiados, mas o retorno financeiro não é correspondente ao nosso trabalho, então, isso está nos fazendo pensar muito.
Eu já poderia está aposentado, entendeu? Eu já trabalhei trinta e cinco anos de minha vida, e continuo correndo atrás. Eu já trabalhei mais de trinta e cinco! Amo trabalhar, amo fazer o que faço, mas o retorno disso não condiz com os meus quase quarenta anos de carreira.
O meu retorno financeiro de todo esse trabalho que a gente faz é ínfimo perto de quarenta anos de carreira, então, isso faz a gente pensar muito se vale à pena todo o esforço e desgaste”.
O baixista completou: “As pessoas veem você fazendo um show lotado e pensam que o cara está rico ou que ganhou muita grana. Até passou muita grana pela minha vida, realmente; mas a nossa vida hoje é outra. Hoje em dia a gente continua correndo atrás”.
A entrevista completa pode ser assistida no tocador abaixo:
E por falar em Luis Mariutti, o baixista lançou no dia 29 de setembro o seu aguardado primeiro álbum solo, chamado Unholy, mesclando faixas instrumentais com outras cantadas, tendo, claro, o baixo como protagonista da obra.
Seu conceito é inspirado no desenvolvimento da humanidade, nas crenças e conceitos de sociedade, instintos e emoções.
“Fazer esse disco foi uma forma de me provar. Depois de tantos anos de carreira, diversos discos gravados, mais ainda lançados, eu queria mostrar tudo que um baixista de heavy metal, que não tem medo de ser diferente, pode fazer”, destaca Luis.
Ouça o álbum Unholy abaixo: