Lou Reed: Editora Aleph Lança Transformer, A Biografia Definitiva

Finalmente chega ao Brasil a biografia definitiva de um dos maiores ícones da música. Publicado pela Editora Aleph e escrito pelo jornalista Victor Bockris, o livro Transformer: A história completa de Lou Reed é um retrato fiel do músico – que além de ter sido um dos maiores guitarristas e compositores de todos os tempos, foi também, ao lado do Velvet Underground, precursor do rock alternativo e padrinho do punk.

A primeira edição do livro foi lançada em 1994 e, em 2014, após a morte de Reed, uma nova edição atualizada foi publicada, com informações adicionais sobre o fim da vida e da carreira do músico.

A obra – fruto de extensas pesquisa e entrevistas – traz relatos de amigos próximos a Lou, como John Cale, Andy Warhol, Nico, Laurie, Anderson, William S. Burroughs e David Bowie, além de familiares e pessoas com quem conviveu. Eles contam o que viveram ao lado dele – histórias que muitas vezes podem soar surreais – e como percebiam e lidavam com a personalidade peculiar e frequentemente complicada de Reed.

Desde a adolescência conturbada, assombrada pelo tratamento de eletrochoques ao qual foi submetido na tentativa frustrada de seus pais de sanar as atitudes rebeldes e as inclinações homossexuais do filho, passando pelos primeiros contatos com a música, pelos relacionamentos conturbados e o abuso de drogas, até o fim da carreira como um artista ranzinza.

A edição, em capa dura, ainda conta com um caderno de imagens exclusivo, com fotografias de grandes momentos da vida do artista – a casa no Brooklyn onde nasceu, sua banda de ensino médio, shows com Patti Smith e David Byrne, a cena da Factory e momentos com amigos como Diana Ross e Clive Davis – e com duas entrevistas com Reed, incluindo uma em que o autor entrevista Lou Reed e William S. Borroughs ao mesmo tempo.

Bockris – que também biografou ícones como Keith Richards, Blondie, Patti Smith e John Cale – é capaz de levar o fã ao mito original de Lou Reed, dissecando como um garoto judeu do subúrbio norte-americano se tornou um membro tão importante de vanguardas artísticas e o precursor de um estilo de performance agressiva e inovadora, que viria a influenciar nomes como David Bowie, The Smiths, REM, U2 e The Strokes. Transformer – nome do segundo albúm solo de Lou que dá título ao livro – é obra fundamental não apenas para fãs do artista e do Velvet Underground, mas para qualquer um que se interesse por boas histórias com uma trilha sonora empolgante.

lou-reed-transformer

DROPS ALEPH

• Lou Reed sempre gostou de abordar tabus. O nome Velvet Underground foi encontrado em um livro sobre parafilia, um conjunto de comportamentos sexuais considerados perversos e anormais;

• O músico era bissexual e se relacionou com diversos nomes da música e da arte; uma de suas musas inspiradoras foi a Rachel, uma mulher transexual. Na adolescência, Lou chegou a ser submetido a um tratamento psiquiátrico baseado em choques elétricos com o intuito de “curá-lo”;

• No final de sua carreira, Lou Reed fez muitas parcerias com outros artistas, incluindo Jack White, as bandas Metallica e The Killers, Luciano Pavarotti, David Bowie, entre muitos outros;

• Seu último CD, Lulu, lançado em 2011, foi fruto de uma dessas parcerias, com o Metallica. O disco não foi bem recebido pela imprensa, chegando até a ser considerado por alguns veículos um dos piores da história.

• A Aleph também publicou a biografia de outro astro da música, Iggy Pop. Escrito por Paul Trynka, o livro Open up and bleed: A vida e música de Iggy Pop, foi lançado em outubro de 2015.

SOBRE O AUTOR: Victor Bockris nasceu na Inglaterra, mas é radicado nos Estados Unidos. Escreve principalmente biografias de artistas, escritores e músicos. Além de contar a história de Lou Reed, escreveu também sobre Keith Richards, Blondie, Patti Smith, Terry Southern, entre outros.

Fonte: Rock Brigade

Deixe um comentário (mensagens ofensivas não serão aprovadas)