O quê bonachão e fora-da-lei do rock e metal se dá, entre tantos motivos, ao comportamento e estilo de vida de figuras como Bon Scott (AC/DC), Lemmy Kilmister (Motörhead), Ozzy Osbourne (Black Sabbath), John Bonham (Led Zeppelin).
E é claro que o estilo de vida incomum destes e de outros músicos chamou a atenção de marcas, que não perderam tempo em trazê-los para suas campanhas publicitárias.
Lemmy, por exemplo, não era conhecido por ser um amante de leite; na verdade, o músico odiava o alimento. Cabe lembrar que a bebida predileta do saudoso músico era Jack Daniels com Coca-Cola.
Mesmo não curtindo a bebida, Kilmister apareceu numa campanha publicitária da empresa finlandesa de leite Valio. A propaganda foi filmada poucas semanas antes de sua morte, no final de 2015.
Com a morte de Lemmy, o filme publicitário foi editado e lançado como uma homenagem ao líder e poderoso chefão do Motörhead. No vídeo, Kilmister sai de um posto de gasolina à noite, com bengala na mão, olha para a câmera e diz: “Nunca bebi leite e nunca beberei, seu idiota”!
Depois de sua fala, a tela fica branca enquanto o leite é derramado em um copo e o logotipo da Vailo aparece ao lado da mensagem: “Ian ‘Lemmy’ Kilmister 1945-2015. Erguemos nossas taças a você”.
O diretor da agência Hasan & Partners, Jussi Lindholm, disse ao The Guardian: “Estávamos no meio da pós-produção quando a notícia sobre a morte de Lemmy foi divulgada. Estamos profundamente gratos por ter trabalhado com ele. Pensamos em não exibir o anúncio, mas tínhamos imagens que não faziam parte do roteiro original que cristalizou o espírito de Lemmy, então concordamos em mudá-lo e fazer uma homenagem”.
A gerente de marketing da Valio, Hanna Savolainen, acrescentou: “Ficamos arrasados ao saber do falecimento de Lemmy, mas honrados por ter trabalhado com ele. Foi ótimo trabalhar com Lemmy e sentimos que capturamos a essência de seu genuíno espírito”.
Confira o comercial abaixo: