O baterista do U2, Larry Mullen Jr., revelou que luta contra uma deficiência de aprendizagem chamada discalculia.
Em uma nova entrevista para a Times Radio, Larry falou sobre seu diagnóstico recente de discalculia pela primeira vez. Conhecido também como “dislexia matemática”, o transtorno dificulta o aprendizado ou a compreensão de conceitos em aritmética como álgebra e a compreensão se uma quantidade é maior que outra. Por sua vez, isso afeta habilidades como ler música.
“Sempre soube que havia algo particularmente errado com a maneira como lido com números”, disse o baterista. “Tenho dificuldades numéricas. E descobri recentemente que tenho discalculia, que é uma subversão da dislexia. Então, não consigo contar [e] não consigo somar”.
Continuando, o músico disse que a discalculia explica o olhar “sofrido” em seu rosto ao tocar bateria, que há muito tempo é notado pelos fãs do U2. “Sofro porque estou tentando contar as notas”, disse ele. “Tive que encontrar maneiras de fazer isso – e contar notas é como escalar o Everest”.
De acordo com um estudo de 2019, 3% a 7% de crianças, adolescentes e adultos sofrem de discalculia. Quando diagnosticado na infância, há tratamento para tornar o aprendizado da matemática mais fácil.