A ciência já debruçou infinitas horas de estudos e pesquisas para responder a simples questão: Por que somos destros ou canhotos? Em recente trabalho realizado por uma universidade alemã, a resposta para tal questão reside na assimetria hemisférica, e não no cérebro em si como pesquisas anteriores apontavam. Com isso, a grande responsável para que uma pessoa escolha a predominância de um lado ou outro está na medula espinhal.
É a parte do corpo que define a preferência do uso de um lado do corpo, e esse processo toma forma na 13ª semana de gestação, aproximadamente. Neste período, os fetos já demonstram preferência de movimento para direita ou esquerda.
Segundo apuração da BBC, o número de canhotos no planeta é de apenas 10% da população mundial. Os cientistas, no entanto, ainda não chegaram num consenso sobre a discrepante quantidade de destros em relação a canhotos. Então, é certo que mais outras infinitas horas de estudos e pesquisas serão investidas no tema.
E é claro que em todos os setores do nosso cotidiano estão os canhotos, desenvolvendo, pois, atividades e ações que, em muitas vezes, estão sistematizadas aos destros. Mas os perrengues dos canhotos é assunto para um outro dia.
Agora, a ideia é relembrar alguns gênios musicais canhotos, que abrilhantaram os nossos queridos rock n’ roll e heavy metal com suas músicas e álbuns.
Jimi Hendrix
Se até hoje é um desafio encontrar bons instrumentos para canhoto, imagina na década de 1950 e 1960! Pura dor de cabeça! Mesmo com todas as dificuldades, Hendrix conseguiu edificar seu som numa Fender Stratocaster e se firmou como um dos maiores guitarristas de todos os tempos.
Phil Collins – Genesis
Phil é um dos maiores bateristas que já pisou na face da terra! Criatividade nas composições e nas performances ao vivo; timbre único e uma pegada arrebatadora são alguns dos muitos e quase ilimitados atributos do músico canhoto.
Tony Iommi – Black Sabbath
O canhoto guitarrista foi “apenas” o criador do heavy metal! Com sua Gibson SG, o São Iommi escreveu o bê a bá do pesado estilo musical e mostrou o peso e poderio de sua mão esquerda.
Ian Paice – Deep Purple
Claramente influenciado pela elegância do jazz e a emoção do blues, o canhoto batera criou um estilo próprio partindo de tais estilos musicais. O charme, claro, fica na conta de seu playing suingado e nas habilidades de sua mão esquerda.
Paul McCartney – The Beatles
E os baixistas canhotos? Calma lá, pois essa turma é muito bem representada pelo eterno Beatle! Os indefectíveis baixos Höfner são as perfeitas ferramentas de trabalho do criativo músico.
Kurt Cobain – Nirvana
O maior ícone do movimento grunge fora o canhoto Kurt Cobain! Amparado nas guitarras Fender Stratocaster, Jaguar e Mustang, Cobain deu vida a sua impactante e energética música.
Zacky Vengeance – Avenged Sevenfold
Da nova safra de músicos canhotos, Zacky é um dos que mais celebrados pelo público. Com sua Schecter 6661, o músico é um dos pilares do hard n’ heavy praticado pelo A7X.