A partir da segunda metade dos anos 90, o Korn estava com a moral elevada no mercado metal norte-americano e dando as cartas de qual direção a música pesada deveria seguir nas bandas de lá.
Dessa forma, a Epic Records deu final verde para que Jonathan Davis (vocal), Brian “Head” Welch (guitarra), James “Munky” Shaffer (guitarra), Reginald “Fieldy” Arvizu (baixo) e David Silveria (bateria) usassem os recursos que precisassem para criar um disco que coubesse a alcunha de clássico.
O disco, que era o terceiro registro de estúdio do quinteto, saiu no dia 18 de agosto de 1998 sob o nome de Follow The Leader e foi um tremendo estrondo na indústria musical dos Estados Unidos.
Trocando uma ideia com o site The Ringer, Jonathan Davis rememorou o processo de gravação do álbum e destacou que o Korn gastou mais de 60 mil dólares em bebidas para fazer Follow The Leader.
“A gente só fazia festas e merdas para nos inspirarem! Na verdade, a palavra “festa” é um eufemismo, já que o valor gasto apenas com as bebidas alcoólicas foi mais de 60 mil dólares. E não estamos contando com o valor que gastamos em drogas.
Foi o nosso auge dos excessos rock n’ roll! Enquanto eu estava gravando, eu estava cheirando muito pó e tocando o terror. Um amigo nosso, que é um músico muito famoso, estava sendo chupado por uma atriz pornô. Foi fantástico.
Estávamos muito loucos, incrivelmente bêbados e chapados quando fizemos o disco! Parecia que a gente estava em uma cena do filme Boogie Nights, porque o esquema era usar drogas, ficar bêbado, transar com tantas garotas quisesse ou pudesse”.
Apesar do trabalho ter sido feito no perfil Sodoma e Gomorra, Follow the Leader saiu com um repertório cheio de hits como Freak on a Leash e Got The Life; alcançou a primeira posição da Billboard 200 e vendeu mais de catorze milhões de cópias ao redor do globo.
Boogie Nights
Boogie Nights foi um filme lançado em outubro de 1997 que retratava os excessos da indústria pornográfica dos anos 80 e 90. O elenco do longa contou com nomes de peso como Mark Wahlberg e Julianne Moore.
O filme recebeu três indicações ao Oscar, ganhou Globo de Ouro na categoria Melhor Ator Coadjuvante e ganhou duas indicações ao BAFTA.