A segunda metade da década de 1990 foi, digamos, desafiadora para a maioria das bandas de heavy metal e hard rock. O pop meloso de Backstreet Boys, Spice Girls e ‘N Sync, por exemplo, dominavam a programação da MTV, VH1 e de qualquer outro canal com programação voltada à música. O único som pesado que desafiava o reinado do pop era o amado/odiado nu metal.
E foi o maior representante do nu metal, Korn, que desbancou os trabalhos de Mariah Carey, Britney Spears, Celine Dion, Santana e Will Smith e foi número um nas paradas em 1999. O quinteto, com seu quarto álbum de estúdio, Issues, colocou o som pesado no mapa.
O álbum estreou em primeiro lugar na parada Billboard 200, vendendo mais de 573.000 cópias na primeira semana. Issues foi certificado como tripla platina pela Recording Industry Association of America (RIAA) pouco mais de um mês após seu lançamento, e vendeu mais de 4 milhões de cópias nos Estados Unidos.
O trabalho chegou embalado por músicas como Falling Away from Me, Make Me Bad, Somebody Someone e Wish You Could Be Me. Nada mal para um momento desafiador para o metal!