KISS foi a banda que elevou o status do shock rock a patamares inimagináveis! Os quatro músicos se tornaram personagens folclóricos por suas máscaras, todo o entorno de suas personalidades artísticas e infinitos produtos com seus rostos.
Mesmo sendo importante à cena, o KISS não foi o primeiro conjunto a flertar com o quê circense e maquiagens. Alice Cooper, Arthur Brown e Peter Gabriel, por exemplo, vieram antes e tiveram uma influência direta nas gerações seguintes.
Apesar disso, o KISS, na figuras dos líderes Gene Simmons (baixo e vocal) e Paul Stanley (vocal e guitarra), queriam, nos anos 1980, manter o mercado das figuras mascaradas somente em sua tutela. Dessa forma, o KISS quis processar King Diamond por suposta maquiagem semelhante a de Gene Simmons.
King recordou a história em entrevista à revista inglesa Metal Hammer. “Eles podem ter querido me processar. Mas muitas pessoas usavam maquiagem antes do Kiss, e não foram eles que me inspiraram. Foi Alice Cooper e Peter Gabriel. Mas eu não odeio o Kiss! Na verdade, eu ainda os ouço. Além do mais, eu não tinha muito para ser processado”, contou o cantor aos risos.
De acordo com a matéria da revista, o KISS, por volta de 1988, queria processar Diamond por uma suposta pintura facial semelhante a de Gene Simmons. Na época, King estava lançando o disco Them e, por pouco, não teve que enfrentar Gene e Paul nos tribunais.