Nas décadas de 1970 e 1980 e, de certa forma, nos anos 90, o rock e suas infinitas variáveis comandaram as paradas de sucesso, a indústria do cinema e dava as cartas no mainstream. De reclames até trilha sonora de longas, o nosso amado estilo musical lá estava abrilhantando tudo e todos.
Depois disso, o gênero foi perdendo energia e se voltou ao mercado de nicho. Há até quem ache que o rock esteja morto e enterrado. Trocando uma longa ideia com o canal Greatest Music Of All Time, o linguarudo do KISS, Gene Simmons, explicou por que o rock n’ roll não está mais na moda.
“As pessoas que compram rock são predominantemente brancas. Embora ainda seja vibrante em estádios ao redor do mundo. Iron Maiden se sai muito bem ao vivo, assim como o Metallica e outros, mas essas bandas são muito, muito antigas. Levamos o Iron Maiden, Bon Jovi e AC/DC em suas primeiras turnês.
Mas você não consegue encontrar uma nova grande banda de rock! Elas não existem. Diga uma, se você conseguir lembrar. Foo Fighters é uma grande banda, mas tem quase trinta anos. E isso tem a ver com os fãs, que estão comprando. No momento em que você pôde ter música de graça, o modelo de negócios parou de funcionar”.
Simmons completou: “O pop de Ariana Grande, Dua Lipa e Taylor Swift se tornaram os destaques do mercado. A base de fã se conecta de forma profunda com as artistas e atuam como se fossem uma torcida de time de futebol. O rock não conseguiu sustentar esse modelo de negócio e se reinventar”.
Eis a entrevista completa no tocador a seguir: