O álbum autointitulado do Metallica de 1991, mais conhecido como Black Album, foi uma virada de jogo que lançou a banda ao estrelato absoluto. Produzido por Bob Rock, o disco vendeu mais cópias nos Estados Unidos do que qualquer outro nos últimos 30 anos. Esse tipo de sucesso é difícil de entender, mas – de acordo com o guitarrista da banda, Kirk Hammett – é exatamente o que a banda tinha em mente quando começou a montar o álbum há 30 anos.
Em uma nova entrevista para a revista Classic Rock (via Guitar World), Hammett discutiu as ambições da banda durante a criação do Black Album e as origens de algumas de suas canções mais icônicas.
“Não queríamos seguir o mesmo caminho contínuo e exigente”, disse Hammett. “Estávamos focados em coisas maiores. Você tem que lembrar que existiram alguns mega álbuns naquela época: Bon Jovi, Def Leppard, Bruce Springsteen – oito milhões, nove milhões de cópias vendidas. E nós queríamos isso. É óbvio. Queríamos um Back In Black.”
Embora as sessões que produziram o Black Album fossem notoriamente difíceis e caras, a lendária faixa de abertura do álbum veio facilmente no início.
“O riff de Enter Sandman foi um riff que simplesmente apareceu”, explicou Kirk. “Eram três horas da manhã, eu estava sentado no meu quarto. As pessoas dizem: ‘O que você estava fazendo acordado às três da manhã?’ Bem, eu ainda estava em modo tour. Estava tocando minha guitarra, não tinha mais nada para fazer. Eu tinha ouvido Soundgarden o dia todo. Era uma banda que eu e James amávamos. Eu só estava tentando capturar essa sensação. Esse riff veio do nada”.
E continuou: “As melhores partes desse álbum meio que se escreveram sozinhas. Solos, músicas e canções pareciam ter surgido do nada. Era como se o universo nos entregasse de bandeja. Não como nos primeiros quatro álbuns.”
O Metallica está fazendo muito para comemorar o 30º aniversário do álbum, lançando simultaneamente uma versão de luxo totalmente remasterizada do álbum e The Metallica Blacklist, um tributo de 53 artistas ao disco, no mês que vem. A banda também está produzindo um podcast em oito partes sobre a criação do álbum. O primeiro episódio será lançado na próxima sexta-feira, 20 de agosto.