O grupo alemão Helloween saiu do campo de uma promessa do heavy metal, com o disco Walls of Jericho, para uma sensação do estilo ao lançar os álbuns Keeper Of The Seven Keys Part I e Part II.
Com o sucesso chegando de forma arrebatadora, o setor gerencial do grupo e a gravadora trataram de colocar o quinteto para se apresentar em todos lugares possíveis, o que acabou gerando muito esgotamento nos músicos.
Em entrevista à revista inglesa Metal Hammer, o guitarrista Kai Hansen falou que teve hepatite e estava exausto com a agenda do Helloween nos anos 80, por isso resolveu pedir as contas em 1989.
“Tudo estava sendo conduzido de forma muito rápida para o meu gosto”, disse Kai. “Eu queria levar as coisas com mais firmeza”, ressaltou. “Mas os empresários e a gravadora queriam acelerar”, pontuou.
“Assim que terminamos uma turnê pelos Estados Unidos, eu estava exausto, mas eles nos mandaram direto para o Japão. Eu acabei pegando hepatite e, naquele momento, sabia que já estava farto de tudo aquilo. Percebi que era a hora certa para sair”, completou.
Ainda no Helloween, Hansen deixou claro os seus sentimentos na faixa I Want Out, de Keeper Of The Seven Keys: Part II. Em determinado verso, ele escreveu: “I want out. To do things on my own” – Eu quero sair. Fazer as coisas sozinho”, em uma tradução livre.
Após pedir as contas do Helloween, Kai Hansen fez as coisas de seu jeito ao formar o Gamma Ray, e o resto, como dizem, é história.
E ainda diziam que era por causa do Weikath.