Nos últimos anos, o guitarrista Jon Schaffer (Iced Earth, Demons & Wizards), 56 anos, vem colhendo os frutos amargos por seu envolvimento na invasão ao Capitólio norte-americano em 6 de janeiro de 2021, em protesto a eleição geral ocorrida em novembro de 2020, quando o republicano Donald Trump fora derrotado pelo democrata Joe Biden.
Schaffer, que é um dos fundadores da seita extremista e ultra direitista Oath Keepers, foi liberado no dia 22 de abril de 2021, após pagar fiança e firmar colaboração com as autoridades norte-americanas para evitar que sua pena aumente após o julgamento.
É importante lembrar que Jon declarou-se culpado por duas [obstrução de um processo oficial do Congresso e invasão de propriedade em áreas restritas do Capitólio] das seis acusações que enfrenta na Justiça dos Estados Unidos.
O seu amigo e companheiro de trabalho no Demons & Wizards, o vocalista Hansi Kürsch (Blind Guardian), participou do podcast The Jasta Show e declarou que Jon Schaffer merece uma segunda chance.
Hansi comentou: “Ele certamente merece uma segunda chance. Essa é a principal mensagem que deve ser divulgada. Fora isso, ele está enfrentando os seus problemas.
Portanto, é uma situação muito aberta em que ele está. E, sim, ele tem que se expressar primeiro, antes que alguém diga algo sobre isso. Essa é a minha opinião e é assim que eu vejo a coisa toda”.
Sobre uma volta do Jon ao mundo da música, Kürsch falou: “Não tenho ideia! Sério, eu não faço nenhuma ideia disso. Não falei com ninguém e isso não é da minha conta”.
A longa entrevista de Hansi Kürsch pode ser assistida aqui: