Por conta de vídeo usado como prova durante o julgamento do impeachment de Donald Trump, Jon Schaffer, do Iced Earth, tornou-se suspeito de atacar policiais durante invasão no Capitólio do dia 6 de janeiro de 2021. A CNN divulgou o trecho na última segunda, 15.
O vídeo mostra um homem de cavanhaque branco com a mesma jaqueta azul e boné Oath Keepers, os quais Schaffer usava nas fotos publicadas após o tumulto. O músico pode ser visto no meio de vários insurgentes enquanto atacam quatro policiais.
Anteriormente ao clipe, apenas fotos de Schaffer foram divulgadas ao público. Uma delas, noticiada por diversos veículos grandes, mostra o guitarrista apontando o dedo de maneira semelhante ao gesto visto no vídeo.
Jon Schaffer foi preso no dia 17 de janeiro de 2021 e atualmente está detido em uma prisão em Indiana. Aguarda transporte para Washington, D.C., onde enfrenta uma audiência de seis acusações federais. Uma delas envolve um ato de violência física em um edifício do local. O FBI observou: “[o músico] supostamente estava entre os desordeiros responsáveis por pulverizar a polícia do Capitólio com ‘spray de urso.'”
Na manhã desta terça, 16, Stu Block (vocalista) e Luke Appleton (baixista) anunciaram a saída do Iced Earth depois da prisão de Schaffer. Jake Dreyer (guitarrista principal), deixou subentendido que está fora do grupo, em conversa com o TMZ, e agora foca em outra banda: Witherfall.
Fonte: Rolling Stone Brasil