Jon Schaffer cooperou com a justiça e pode conseguir liberdade condicional. É importante explicar que o músico tem envolvimento na invasão ao Capitólio norte-americano em 6 de janeiro de 2021, em protesto a eleição geral ocorrida em novembro de 2020, quando o republicano Donald Trump fora derrotado pelo democrata Joe Biden.
Agora, o governo dos EUA solicitou que o guitarrista seja condenado a três anos de liberdade condicional supervisionada. Além disso, Jon terá que pagar ao Estado dois mil dólares em restituição e mais duzentos dólares por uma avaliação especial obrigatória.
Schaffer, que é um dos fundadores da seita extremista e ultra direitista Oath Keepers, permanece em liberdade sob a supervisão do Departamento de Serviços Pré-Julgamento de Columbia.
O músico golpista chegou a ser preso, no entanto, foi liberado no dia 22 de abril de 2021, após pagar fiança e firmar colaboração com as autoridades norte-americanas para evitar que sua pena aumente após o julgamento.
Outra fato importante para se lembrar é que Schaffer declarou-se culpado por duas [obstrução de um processo oficial do Congresso e invasão de propriedade em áreas restritas do Capitólio] das seis acusações que enfrenta na Justiça dos Estados Unidos.