Jon Oliva, fundador, tecladista e vocalista principal do Savatage, falou em entrevista recente ao That Metal Interview sobre a possibilidade de lançar novas músicas do grupo.
Oliva disse (via Blabbermouth): “Desde ‘Poets And Madmen’ [álbum de 2001] tenho escrito material para o Savatage. Eu e os [guitarristas] Al Pitrelli e Chris Caffery, nos últimos dois anos, temos juntado material e escrito coisas juntos.”
E acrescentou: “Este é o problema: não há nada oficial de que faremos um álbum do Savatage. Sabe porque? Assim que eu disser, ‘Sim, vamos fazer um novo álbum do Savatage’, algo vai acontecer para estragar tudo. E então eu fico parecendo um mentiroso. Então, tudo que vou dizer é que haverá muitas surpresas no futuro.”
“Não sabemos o que vai acontecer”, ele continuou. “Não temos certeza. Mas nós somos escritores; nós escrevemos. E nós temos – cara, só eu sozinho, tenho músicas suficientes para três álbuns do Savatage, ok? E então, sim, nós escrevemos porque gostamos de trabalhar juntos. E por causa da pandemia e outras coisas, muito do que estávamos apenas mexendo, fizemos pelo telefone e pela internet: ‘Aqui, eu tenho isso. O que você acha?’, ‘Oh, eu adoro isso’. Eu enviava algo para Al pelo telefone e vice-versa. Caffery me enviava algo e vice-versa.”
“Ninguém sabia que essa merda de Covid-19 ia acontecer. E quem sabe? Sim, existe a vacina agora, mas eles já estão dizendo, ‘Oh, há diferentes vertentes dela agora’ e ‘Quem sabe?’ e isso e aquilo e blá blá blá blá”, completou.
Oliva continuou dizendo que ele e seus companheiros de banda adorariam fazer um novo álbum de estúdio. “Mas não há acordo com uma gravadora para fazer isso”, explicou ele.
“Não há nenhum plano – plano real – dizendo que o Savatage vai começar a gravar. Não há nenhum plano assim. Tudo o que estamos fazendo, como músicos e compositores, é compilar materiais novos. Então, se conseguirmos, ‘Ei, por que vocês não fazem isso? Temos uma empresa que quer dar a vocês [um acordo]’, estaremos preparados.”
“Muitos fãs, o que me deixa chateado, porque fãs do Satavage, eu os amo muito, porque eles nunca, nunca deram as costas ao Savatage – nunca. E eu simplesmente não quero dar falsas promessas a eles”, acrescentou.
“Se algo acontecer e dissermos: ‘Tudo bem, estamos prontos para fazer isso. Vamos fazer isso, rapazes’, serei a primeira pessoa a fazer um comunicado de imprensa profissional para contar a todos. Mas eu simplesmente não quero, porque não temos nada certo agora. Queremos fazer isso? Pode apostar que sim. Temos material para isso? Pode apostar que temos material suficiente para uns 10 anos. Mas tudo o que posso dizer é que se fizermos alguma coisa com o Savatage, vai ser muito foda.”
O último álbum do Savatage, Poets And Madmen, lançado em 2001 marcou o retorno de Jon Oliva como vocalista principal, substituindo Zak Stevens, que deixou a banda por causa da família.