Johnny Rotten Perde Batalha Judicial Contra Colegas Do Sex Pistols Por Uso De Músicas Em Série Sobre A Banda

O vocalista Johnny Rotten perdeu uma batalha judicial contra seus colegas do Sex Pistols pelo direito de usar as músicas da banda na série biográfica sobre as lendas do punk.

Pistol é uma série de seis episódios baseada no livro de memórias do guitarrista Steve Jones, Lonely Boy: Tales From A Sex Pistol, de 2018, e está sendo dirigida pelo vencedor do Oscar, Danny Boyle, que atua como produtor executivo e diretor.

Jones e o ex-baterista do Sex Pistols, Paul Cook, argumentaram no tribunal que um acordo que assinaram com Johnny Rotten significava que as decisões relativas aos pedidos de licenciamento poderiam ser determinadas com base nas “regras da maioria”.

Rotten, por sua vez, alegou que o acordo dos membros da banda não tinha sido aplicado desde que foi assinado há mais de 20 anos e que “todas as decisões” sobre o uso de música e imagens do Sex Pistols foram feitas com acordo “unânime”.

No entanto, um juiz decidiu nesta segunda-feira (23) que o contrato era válido e ativo, e que a maioria da banda poderia anular o veto de qualquer membro individual.

O juiz, Sir Anthony Mann, também apontou que John Lydon, nome verdadeiro de Johnny Rotten, “havia realmente cedido seu poder de controlar o uso dos direitos musicais” para editoras e gravadoras como a Warner Chappell Music e a BMG.

Lydon reteve “apenas direitos qualificados de aprovação que poderiam ser anulados se ele não estivesse sendo razoável”, disse o juiz. “Pode ser que essas empresas, por suas próprias razões, optem por pedir sua permissão de vez em quando, mas no final das contas elas poderiam agir como bem entendessem.”

Em uma declaração conjunta após a decisão, Jones e Cook disseram à Press Association (via Blabbermouth): “Saudamos a decisão do tribunal neste caso. Ela traz clareza à nossa tomada de decisão e mantém o acordo dos membros da banda sobre a tomada de decisão coletiva. Não tem sido uma experiência agradável, mas acreditamos que foi necessário para nos permitir seguir em frente e, esperamos, trabalhar juntos no futuro com melhores relações.”

A série Pistol, prevista para estrear em 2022 no FX e Hulu, é estrelada por Toby Wallace (Steve Jones), Anson Boon (Johnny Rotten), Louis Partridge (Sid Vicious), Jacob Slater (Paul Cook) e Fabien Frankel (Glen Matlock).

Deixe um comentário (mensagens ofensivas não serão aprovadas)