Em conversa com a Loudwire, o guitarrista do Dream Theater, John Petrucci, contou um pouco de sua história, falou sobre suas influências musicais e tocou alguns dos seus riffs favoritos em vídeo que pode ser visto mais abaixo.
A música conquistou Petrucci ainda jovem, como ele lembrou: “Havia muitas bandas de garagem no meu bairro e ainda me lembro de assistir esses caras tocando ‘Paranoid’ do Black Sabbath e eu só queria conseguir tocar isso na guitarra.”
Petrucci disse que tinha 12 anos quando começou a tocar, e acrescentou: “Eu não tive um professor de guitarra. A vizinhança era meu professor de guitarra. Eu ia a qualquer ‘jam session’ que pudesse, tocava blues, tocava músicas do Santana, metal, rock, tudo o que eu pudesse.”
Sendo autodidata, havia também algumas dificuldades, John relembrou: “Eu lutei muito com bending e vibrato. Acho que foi principalmente porque eu não sabia o que era. Eu tentava tocar esses solos e simplesmente não parecia isso. Só depois de descobrir o bending e o vibrato e a maneira como guitarristas como Angus Young e Jimmy Page faziam isso é que comecei a tocar melhor.”
Entre seus riffs favoritos do Dream Theater, Petrucci destacou Barstool Warrior, faixa do álbum Distance Over Time. “Meus riffs favoritos do Dream Theater são geralmente aqueles que provocam uma ótima resposta do público e eu simplesmente adoro escrever e tocar riffs como esse, especialmente ao vivo”, ele admitiu e também acrescentou The Mirror e The Dark Eternal Night entre seus favoritos.
E para finalizar o guitarrista tocou alguns riffs favoritos de seu novo álbum solo, Terminal Velocity. Snake in My Boot vem em primeiro lugar como sua favorita e em seguida vem Temple of Circadia, que é a única música de sete cordas do disco e chamou sua atenção por sua energia.