Todo mundo que está inserido no universo da música pesada já se deu conta que a Suécia é um dos países mais provedores de bandas heavy metal, ao longo das últimas décadas. Conjuntos como Opeth, Arch Enemy, In Flames, Soilwork, Sabaton, Amon Amarth, entre muitos outros, nasceram nas terras geladas do país nórdico.
Johannes Eckerström, vocalista do Avatar, grupo formado na cidade de Gotemburgo, bateu um papo com o programa The Rizzuto Show, da rádio norte-americana 105.7 The Point, e explicou por que a Suécia tem tantas bandas de heavy metal.
“Na Suécia, após a Segunda Guerra Mundial, existe uma espécie de programa pós-escola que todos os municípios abriram escolas de música. Não faz parte da escola e do currículo escolar, é apenas um lugar onde você pode ir e aprender a tocar um instrumento.
E isso é super subsidiado e está disponível basicamente para todos. No primeiro ano, você consegue pegar emprestado um instrumento de graça; no segundo ano, se persistir, poderá comprar coisas bastante subsidiadas.
Inicialmente, são apenas 20 minutos por semana com um professor de música, tocando Mary Had A Little Lamb em um violino, mas continua crescendo a partir daí. Se você se interessar por isso, vai muito longe com a educação musical, apenas como uma coisa divertida depois da escola para as crianças fazerem, como jogar na liga infantil ou tal, mas voltado para música. E isso está prontamente e amplamente disponível, o que significa que muitas crianças suecas vão experimentar”.
Johannes completou: “Quase todo mundo no Avatar foi para a mesma escola de música! Um de nós tocava clarinete, um tocava flauta, outro tocava trombone, mas nas mesmas orquestras infantis. Então, você começa a se envolver na música quando é adolescente, e isso já te traz uma vantagem em fazer música juntos e, automaticamente, faz amizades com pessoas que também gostam de música.
De repete, as pessoas deixam o cabelo crescer, vestem camisetas do Metallica e Iron Maiden e podem formar bandas”.